sexta-feira, 18 de maio de 2012
Avatar

Crippled Black Phoenix - (Mankind) The Crafty Ape

6 comentários
Gênero: Progressive Rock/Metal/Post-Rock
País: Reino Unido
Ano: 2012

Comentário: Eu sei, a capa é feia e tosca, o nome “Crippled Black Phoenix” também não ajuda, mas vamos, dê uma chance a este post.

Pra começar, estamos falando de uma “super banda”, o nome dado para bandas ou projetos formados por integrantes de diversos grupos diferentes, e de certa relevância. Crippled Black Phoenix é britânico e fora idealizado por duas cabeças extremamente relevantes para o rock na atualidade, visto que suas bandas de origem foram responsáveis por definir gêneros. Um deles é Justin Greaves, responsável por fundar a lendária banda de Doom/Stoner Electric Wizard e que além das baquetas, aqui assume diversos instrumentos, que vão do Banjo ao Serrote (sim, a ferramenta mesmo), mas também passa por instrumentos normais como a guitarra e o teclado. O outro nome responsável por criar o projeto fora Dominic Aitchison, um dos membros fundadores do Mogwai, uma das bandas responsáveis por definir e projetar o post-rock para a popularidade que tem hoje. O grupo nunca teve um lineup fixo, é um grande projeto colaborativo entre grandes músicos, mais de 20 pessoas passaram pelo projeto até hoje, gente que tem o nome relacionado a bandas que vão do Iron Maiden ao Portishead.

O início veio calcado no Post-Rock como gênero principal, mas ainda assim bem vanguardista e cheio de experimentalismo, e sempre muito influenciado pelo rock progressivo setentista de bandas como Pink Floyd e King Crimson. Álbum após álbum (aqui estamos no quinto), as influências foram se acumulando, do Folk ao Slowcore, passando pelo Art Rock e pela música barroca, agora chegamos num ponto que fica impossível de definir, temos músicas que possuem a levada de um blues tradicional, á momentos de clara influência de trip hop e rock psicodélico, isto também torna quase que impossível de definir uma faixa de destaque em todo o trabalho. No final das contas o que temos é uma ópera rock ambiciosa, que como não podia deixar de ser pra um bom álbum de rock progressivo, é todo conceitual, as músicas se amarram e formam uma única grande história dividida em três atos. Com uma história que gira em torno da decadência humana, dos problemas econômicos e sociais que enfrentamos atualmente, é como se uma banda Punk resolvesse investir no rock progressivo.

Sem dúvidas o Crippled Black Phoenix com seu Mankind – The Crafty Ape farão parte dos lançamentos progressivos mais relevantes de 2012, com sua grande mistura de influências, mas que ainda assim soa coerente, sem se perder em uma bagunça sonora. E ah, vale apena conferir o clip que dá o tom de todo o trabalho, com sua percussão em ritmo de marcha, os integrantes com vestimentas de guerra, tudo voltado para um protesto, para o clima caótico que envolve o álbum.

Facebook//LastFM

Tracklist:

CD1
01 – Nothing (We Are…)
02 – The Heart Of Every Country
03 – Get Down And Live With It
04 – (In The Yonder Marsh)
05 – A Letter Concerning Dogheads
07 – Laying Traps
08 – Born In A Hurricane
09 – Release The Clowns
10 – (What)

CD2
01 – A Suggestion (Not A Very Nice One)
02 – (Dig, Bury, Deny)
03 – Operation Mincemeat
04 – We Will Never Get Out This World Alive
05 – Faced With Complete Failure, Utter Defiance Is The Only Response

Bayfiles//DepositFiles//Rapidshare//2Shared//MegaShares//GameFront//Crocko

6 Responses so far.

  1. Eu tinha deixado esse álbum no rascunho pra postar, mas beleza, sorte sua que eu não tinha resenhado ainda uhahuahuuha ótimo disco. PS: eu curti a capa.

  2. Koticho says:

    Puts, nem tinha visto PH, foi mal. Eu curto mais a capa dos anteriores, essa eu achei feia pra caralho

  3. essa capa eu achei feia pra caralho, belo post koticho :B

  4. André Monti says:

    Bom álbum, um dos melhores em um ano repleto de surpresas.
    Só uma observação, o Justin Greaves não é fundador do Electric Wizard, sequer faz parte da formação original, ele entrou na banda em 2002/2003. :P

  5. Unknown says:

    Nenhum dos links funcionou. Foi só aqui?

  6. O do Bayfiles tá funcionando. Só clicar no premium download que ele já inicia.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.