quinta-feira, 17 de maio de 2012
Avatar

Dead Man's Bones - Dead Man's Bones

3 comentários
Gênero: Folk Rock, Alternative Rock, Indie, "Ghost Rock"
País: EUA
Ano: 2009

Comentário: Eis aqui mais algo que está inserido dentro do que se pode chamar de "músicas de difícil classificação", então saibam desde já que os gêneros utilizados pra descrever a banda são puramente simbólicos e apenas se aproximam do que se é feito. Na realidade, é ainda mais difícil pra mim fazer essa classificação, pois sou bastante leigo ainda nos gêneros escolhidos. Mas, vamos, enfim, ao que interessa.

Dead Man's Bones é um projeto musical idealizado e criado por dois atores (sim, desses hollywoodianos), a saber, Ryan Gosling, que tem uma longa lista de filmes nos quais fez participação, sendo o mais conhecido deles, acredito eu, o filme Diário de Uma Paixão (The Notebook), e Zach Shields (esse já não é tão famoso quanto o primeiro). Bem, ao que parece, tudo aconteceu quando, por obra do destino, nos idos de 2005, Ryan Gosling inventou de namorar a também atriz Rachel McAdams, que por sua vez tem uma irmã, e que por sua vez estava de namoricos com Zach Shields. Descobriram, então, os dois, que compartilhavam da mesma paixão: fantasmas e coisas macabrinhas. O esqueleto de Dead Man's Bones surgia aí (trocadilho), mesmo que, inicialmente, a idéia fosse montar uma peça teatral.

Bem, como a peça parecia inviável, começaram a compor as músicas. O legal é que nenhum dos dois atores tinha experiência com isso e tiveram que dar duro pra aprender a tocar direitinho, e eles tocam todos os instrumentos utilizados. Em 2009, finalmente, o álbum que leva o nome da banda (e o único até então) foi lançado, com participação do coral infantil do Silverlake Conservatory of Music. E está aqui o grande diferencial da banda: o uso de coral infantil!

Dead Man's Bones faz música macabra. O som às vezes soa bonitinho, mas é macabro. Em minha opinião, algumas músicas aqui conseguem ser mais assustadoras do que muita banda de black metal com caras de corpse paint fazendo careta, e acho que tal êxito está justamente no tipo de sonoridade utilizado. O som lembra um rockzinho anos 50/60 (já temos, hoje em dia, fantasmas remanescentes dessa época =P) em certas canções, sendo a que melhor se encaixa nesse quesito a Paper Ships, em outras parece mesmo algo de bandas mais novas de indie rock. De qualquer forma, a música nos leva à lugares assombrados, o coral infantil presente na maioria das músicas (quer coisa mais assustadora que fantasma de criança?) acredito ser o grande responsável pela atmosfera sombria.

Pra falar a verdade, o termo mais criativo que eu vi para descrever a banda foi o Ghost Rock, e acredito ser o que melhor a defina mesmo (aliás, usam muito a tag gothic rock, mas acho que não é bem por aí...). A música que possui o mais alto teor de macabridade acredito ser a Buried in Water (procurem a letra e saberão do que estou falando). Há também músicas que chegam a ser "contagiantes", tais como My Body's A Zombie For Youe Pa Pa Power, que acredito ser a mais "pop", porém não menos bem feita. Destaco também a faixa Young and Tragic que possui apenas dois versos: "I wish that we were magic /so we wouldn't be so young and tragic". O fato é que a banda me conquistou há um bom tempo e está sempre em lugar especial de minha playlist. Acredito que com tantas inovações musicais que misturam estilos, criam estilos, aperfeiçoam estilos, Dead Man's Bones consegue inovar com uma sonoridade mais acessível, mas não por isso com menos qualidade. Enfim, acho que o melhor a fazer é ouvir e tirar as próprias conclusões, mas advirto desde já: não se deixem enganar por ser música feita por atores famosos e por ser taxada com gêneros comuns.


MySpace//LastFm//Site

Tracklist:

1. Intro - 0:55
2. Dead Hearts - 5:19
3. In The Room Where You Sleep - 4:01
4. Buried In Water - 5:21
5. My Body's A Zombie For You - 4:36
6. Pa Pa Power - 4:10
7. Young and Tragic - 3:56
8. Paper Ships - 2:57
9. Lose Your Soul - 4:40
10. Werewolf Heart - 3:30
11. Dead Man's Bones - 3:05
12. Flowers Grow Out Of My Grave 2:44


Links:

RapidShare//MegaShares//BayFiles//Badongo

Como nas turnês que foram feitas não houve a participação do coral infantil, acho melhor mostrar aqui as versões em estúdio, mesmo que com imagens não-oficiais.




3 Responses so far.

  1. L. says:

    Baixei o álbum e adorei, a música mesmo sendo macabra tem um toque sutil é difícil de rotular, só sei que é realmente muito boa

  2. Nathália says:

    Concordo com o comentário acima,tem um quê de macabro mesmo,de trilha sonora de filme de terror, mas mesmo assim é original e de gênero único.

  3. Winston says:

    Ótima recomendação, parabéns e obrigado!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.