terça-feira, 29 de maio de 2012
Avatar

Hail Spirit Noir - Pneuma

4 comentários

Gênero: Progressive/Psychedelic Rock/Black Metal
País: Grécia
Ano: 2012

Comentário: Tenho postado ultimamente algumas coisas bem não convencionais aqui, algumas bandas de vanguarda que fazem misturas inusitadas, dando nova roupagem ao Rock e/ou Metal. E sempre quando eu acho que não vou mais me surpreender, eu me deparo com algo totalmente inesperado, como é o caso da banda Hail Spirit Noir, proveniente da Grécia, fundada em 2010, mas que foi lançar seu primeiro trabalho só agora no inicio de 2012, “Pneuma”, pela gravadora Code666 Records, a mesma responsável pelo lançamento do álbum “Portal Of I” do Ne Obliviscaris. E sem a menor sombra de dúvidas, em minha opinião, esses dois trabalhos já figuram entre os melhores lançamentos de 2012.

O álbum de estreia da banda tem pouco tempo de lançamento, mas já está bem difundido no meio underground, e recebendo criticas bastante positivas, e isso se deve a habilidade, criatividade e originalidade dos seus membros, que dentre outros projetos, também são integrantes da banda de Avant-Garde Black Metal Transcending Bizarre?, e são eles: Dim (Baixo e Violão), Theoharis (Guitarra e vocal) e Haris (Teclado). E só o fato de saber da procedência dos seus integrantes já se pode imaginar que a musicalidade do Hail Spirit Noir não é nada ordinária e completamente fora dos padrões.

Podemos encontrar em alguns lugares o estilo da banda sendo definido como Progressive/Psychedelic Black Metal, mas só essa classificação não te dá a real ideia do som que a banda executa, que é também difícil de descrever. Acho que seria mais adequado dar uma breve descrição de música por música, mas isso deixaria a resenha muito extensa (devido a minha prolixidade), então vou tentar destacar as características mais marcantes encontradas por todo o álbum, só pra você ter uma noção e já ir preparando os seus ouvidos.

Pois bem, na audição você vai encontrar elementos de Black Metal, como vocais rasgados, algumas passagens de guitarra mais agressivas, e a atmosfera obscura e meio raivosa em algumas ocasiões, sem falar nas temáticas das canções, que fala sobre demônios e ocultismo, temas recorrentes em bandas de Black Metal. Mas as influências do Black Metal estão longe de serem predominantes, unido a isso temos diversas influências que nos remetem a bandas de décadas anteriores, como passagens mais folk, pitadas de psychobilly, alguma coisa de Jazz, o vocal limpo cheio de feeling, riffs de guitarra hipnotizantes, assim como os solos, a condução da bateria, o incrível trabalho do teclado e dos sintetizadores, que unidos a outros elementos mais discretos, criam um clima mais retro, que nos faz lembrar bandas de Prog/Psychedelic/Space Rock dos anos 60 e 70, algumas como The Doors, The Who, King Crimson, entre outras.

A descrição do parágrafo acima pode soar estranha, e confesso que se eu tivesse lido uma descrição como essa antes de escutar a banda, eu iria pensar que as canções seriam uma bosta, mas é completamente o oposto. Os caras consegue executar essa mistura de estilos de forma primorosa, e as passagens que lembram o rock dos anos 60 e 70 são tão cheias de pegada e feeling, que é como se os caras tivessem entrado em uma máquina do tempo e voltassem ao passado para gravar a parte instrumental, o resultado é um som saudoso, mas ao mesmo tempo moderno e agressivo, em que passagens progressivas e psicodélicas são intercaladas com a agressividade do Black Metal, cedendo lugar uma pra outra ou, em determinadas ocasiões, coexistindo de maneira harmoniosa, criando atmosferas incríveis e um contraste fantástico e viajante. Portanto, véi, na boa, baixa esse álbum ae, e let your devil come inside!

Site || MySpace || Lastfm

Tracklist:

1.Mountain Of Horror - (5:16)
2.Let Your Devil Come Inside - (3:23)
3.Against the Curse, We Dream - (6:25)
4.When All Is Black - (5:22)
5.Into The Gates Of Time - (13:21)
6.Haire Pneuma Skoteino - (3:49)

Download:
(84mb,320kbps)
Mediafire || Depositfiles || Bayfiles || UppIT

4 Responses so far.

  1. Robert says:

    Nós poderíamos passar horas procurando sons legais pra se ouvir... mas, simplismente não precisamos, o pignes faz isso por nós! muito bom!

  2. Násser says:

    Vlw ae Robert! Estamos aqui pra isso. :B

  3. tony says:

    Impressionante que sempre tem som legal pra gente. Excelente trabalho Násser.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.