quinta-feira, 3 de maio de 2012
Avatar

Mixtape Conjunta: Cena Independente #4

1 comentários

Já aviso de início que infelizmente nós não participamos desta edição pois este cabeça-dura-procrastinador-de-uma-figa aqui que voz escreve (Damien) resolveu deixar para as últimas semanas e eis que tudo de ~bom~ começou a acontecer em minha vida: tarefas extras no estágio; relatórios; dois computadores quebrados e uma internet que cai ao conectar; provas... Ainda assim eu poderia ter feito, ou pedido para que alguém do blog me ajudasse,... mas enfim, mesmo assim achei interessante publicar este projeto do qual não somente fazemos parte como também incentivamos. Só falta um pouco mais de atenção dos leitores, e quem sabe atenção dos próprios artistas e bandas divulgadas, mas estes tempos virão.

A capa ficou por conta do paranaense Luciano Costa e você pode conferir outros trabalhos do artita no seu seu Flickr.

Bom, sem mais enrolação, ouça abaixo o que a galera aprontou, clique aqui para baixar e ouvir onde quiser, depois continue lendo as resenhas e por fim veja todas as edições passadas.





RIO GRANDE DO NORTE: FUGA Underground
Luiz Gadelha – Não Tem Graça
pop

Luiz Gadelha é baixista e um dos principais compositores da banda mais querida do público natalense atualmente: o Talma&Gadelha. Apesar do sucesso recente, sua história na música potiguar já tem longos anos. Bastante eclético, o músico já esteve ligado desde projetos de MPB a drum ‘n’ bass. Em março passado, Luiz lançou “Suculento”, seu primeiro disco solo. O álbum é marcado por composições singelas e delicadas, que revelam sempre um compositor apaixonado. Falando de saudade, “Não Tem Graça” aparece como uma das faixas fortes do disco.
Para quem gosta de: Ludov, Pato Fu, Penélope
Mais do músico no Facebook


MINAS GERAIS: Meio Desligado
Leonardo Marques – Linha do trem
indie/folk/lo-fi

Uma nostalgia melódica marca o CD de estreia de Leonardo Marques, "Dia e noite no mesmo céu". Suas canções remetem a cenários bucólicos, românticos e solitários, alguns deles bucólicos, como nesta "Linha do trem". Membro do Transmissor, banda mineira em constante ascensão, e ex-guitarrista da Diesel (posteriormente Udora), banda pós-grunge de relativa fama, em seu trabalho solo Leonardo gravou todos os instrumentos (exceto bateria) em um esquema caseiro e intimista.
Para quem gosta de: Elliot Smith, Clube da Esquina, Jon Brion
Mais do músico no site oficial


SÃO PAULO: Move That Jukebox
Curumin – Selvage
pop/reggae/neo-MPB

O gingado e o andamento de “Selvage” lembram, de forma inusitada, “Friday Night”, de Lily Allen. Mas as semelhanças param por aí. A novidade do multi-instrumentista é cheia de brasilidades, dessas que percorrem o pop fácil e ritmos locais em segundos. A guitarra é quase regueira e libera acordes tímidos, enquanto a bateria eletrônica é a base ideal para a voz de Luciano Nakata passear pelos versos da música. “Selvage” é parte de Arrocha, novo disco do Curumin.
Para quem gosta de: Céu, Criolo, Lucas Santtana
Mais do músico no Myspace


PERNAMBUCO: AltNewspaper
Raoni Santos – Ruído Intencional
instrumental/experimental/eletrônico

“Ruído Intencional” é uma faixa que integra um projeto de experimentos assinado com o nome do músico Raoni Santos. São faixas onde são testadas as liberdades proporcionadas pela música instrumental. Nesta proposta, os elementos eletrônicos e de ambiência estão mais presentes, diferente do seu outro projeto, o Crooneres Decadentes, que tem composições com letras. No entanto, em ambos, o músico compõe, toca e realiza toda a produção das faixas.
Para quem gosta de: Hurtmold, Toe, Constantina
Mais do músico no SoundCloud


RIO DE JANEIRO: RockinPress
Tipo Uísque – Bend Your Knees
alternativo/funk

Nasceu assim, “um nome direto, tipo Uísque” e já anotam dois EPs: Afague e Home, ambos pelo selo SLAp (Som Livre Apresenta). A banda se apresentou no palco do Lollapalooza no dia do Foo Fighters – escolha que aconteceu talvez pelo som pesado e bem arranjado que o sexteto produz. Além de terem feito parte da novela Malhação e terem três ex-integrantes do programa Geléia do Rock, já ganharam os palcos de outros grandes festivais do país e abriram para várias bandas internacionais.
Para quem gosta de: Red Hot Chilli Peppers, The Gossip, The Mars Volta
Mais da banda no Myspace


PARAÍBA: Atividade FM
Glue Trip – Júlio
dub/chillwave/psicodélico

A concretização de um projeto musical veio para expandir a diversidade sonora da Paraíba. Formado pelos guitarristas Lucas Moura(Monstro) e Felipe Augusto, o projeto, que existe há três anos, lançou em abril sua primeira música do primeiro EP. Foi de impressionar que com o lançamento de apenas uma música a batida “viajosa” do duo agradaria a tantos ouvidos.
Para quem gosta de: Peaking Lights, Clutch Hopkins, Omar Rodriguez Lopez
Mais da banda no Facebook


MARANHÃO: Shock Review
Souvenir – Pixel
rock/lounge/eletrônico/drum’n’bass

Com a proposta de fazer com que o público tenha várias sensações e sentimentos que só a música pode proporcinar ao mesmo tempo, e em cada uma de suas músicas, a banda Souvenir, começa 2012 divulgando o single Pixel, que será o “carro-chefe” da banda para divulgação do seu trabalho. Rock, jazz, trip hop, rock britânico, lounge, eletro-folk, eletrônico e drum’n’bass são os elementos que compõem todo o trabalho e essência da Souvenir, fazendo com que não deixe nada a desejar para quaisquer outras bandas que seguem a mesma linha.
Para quem gosta de: Radiohead, MGMT, Gorillaz
Mais da banda no Melody Box


PARANÁ: Defenestrando
Quick White Fox – She Said
indie-rock/eletrônica/pista de dança

O Quick White Fox é um quarteto de Curitiba formado por, segundo as palavras da própria banda, “três japinhas e um baiano”. Já com alguma experiência nos palcos da cidade, a guitarrista Naomi Sakaguchi e a baterista Mel Toda formaram o QWF algum tempo após terem deixado o Subburbia, outra banda de destaque do cenário indie curitibano. Junto a elas estão a tecladista Debs Sakaguchi e o guitarrista Gean Santos. A banda estreou em 2011 com o EP Summer Trip e lançou, em março de 2012, o clipe/curta-metragem da música “She Said”, inédita.
Para quem gosta de: Ting Tings, Little Boots, CSS
Mais da banda no SoundCloud


MATO GROSSO: Factoide!
Billy Brown e o incrível Magro de Bigodes – Só por Brincadeira
Powerpop

Se hoje existe um nome para se acompanhar de perto em Cuiabá, com certeteza é o BBiMB. Duo de powerpop que já tem uma pequena legião de fãs na capital mato grossense graças a uma grande performance ao vivo. Só faltava um registro, e esse foi lançado na sexta feira treze de Abril: O EP Groove do Malandro tem três boas músicas, mas com certeza, Só por Brincadeira se destaca e é o hit da banda com  sua levada explosiva e estética que remete à música sertaneja, vertente musical que toma conta do Brasil.
Para quem gosta de: Dave Mathews Band, só que ao contrário (pela diferença de integrantes).
Mais da banda no Facebook


PIAUÍ: Uptune
Validuaté – Eu Só Quero Acabar Com Você
rock/experimental

Com a proposta de experimentação rítmica sobre o rock e outros ritmos, a banda apresentou sua própria mistura de elementos da música brasileira e mundial. Combinações que juntam melodias de samba e batidas inspiradas em música pop inglesa dos ano 80, arranjos de vocais inspirados em sambas do século passado, levadas de drum’n’bass e riffs de surf music, ou melodias dançarinas sobre harmonias cíclicas e contagiantes, histórias fantásticas ou narrativas de amores eternos, estranhos ou mesmo de desamor.
Para quem gosta de: Tom Zé, Los Hermanos, Zéu Britto
Mais da banda no seu site oficial


BAHIA: el Cabong
Meu Amigo Pedro – Quem Diria
rock/fok/pop

O nome da banda já dá uma dica, mas só para quem conhece a obra de Raul Seixas um pouco mais, já que é tirado de uma música não das mais populares de Rauzito. A inspiração é clara, e o som tem tudo a ver com o roqueiro baiano. Canções, - atenção -, canções, simples, leves, bem feitas, com foco nas melodias, por vezes até grudentas, embaladas com levadas rock, country, pop e folk quase sempre a base de violões, com vocais claros e bem definidos e letras bem sacadas, acima da média. A banda por trás sustenta tudo isso com guitarra, baixo e bateria, básicos, mas criativos. Ah! Ainda tem um sotaque baiano na medida. Acabam de lançar o EP “Ali na frente”, com seis faixas.
Para quem gosta de: Raul Seixas, Nando Reis, Ben Harper
Mais da banda no Melody Box


ALAGOAS: Sirva-se
Imprensa Anônima – Por Trás do Céu
rock/pós-punk

A Imprensa Anônima já participa da cena local ha certo tempo, mas só agora os caras caíram em campo e ganharam força, o resultado disso tudo é a gravação do primeiro EP oficial do grupo. A banda agora se mostra mais madura e eficiente, com uma sonoridade própria e firmando cada vez mais sua identidade. O destaque vai para a música que dá nome ao material, “Por Trás do Céu” com uma pegada certeira e empolgante, abrindo o EP e mostrando a energia da banda.
Para quem gosta de: Legião Urbana, The Jesus and Mary Chain, Plebe Rude
Mais da banda no TNB

One Response so far.

  1. Adorei esse Validuaté, serião.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.