domingo, 13 de maio de 2012
Avatar

Ø - Oleva

2 comentários


Gênero
: Ambient/IDM/Minimalista
País: Finlândia
Ano: 2008

Comentário: Mika Vainio é o nome por trás do projeto Ø, e também é homem que, ao lado de Ilpo Väisänen, criou um dos mais influentes eintrigantes projetos de música ambient, eletrônica, experimental e minimalista dos últimos tempos, o Pan Sonic. Pois bem, prefiro começar essa resenha dizendo o seguinte: a única coisa que eu achei que não combinou neste absolutamente genial trabalho foi a capa. "Mas por que cara, ela é linda!" Sim, ela é linda. Mas a beleza dela está basicamente na complexidade de elementos que a compõem, essa diversidade de cores e elementos. O que é exatamente o contrário do  Ø , uma das coisas mais minimalistas e fodas que eu já pude ouvir, que tira sua beleza de pequenos elementos e padrões, uma seleção de pequenos elementos criando uma atmosfera completamente densa a partir de um quase nada musical.

Ao se ouvir o trabalho de Mika neste álbum o que o ouvinte encontra é, a principio, um choque pro ouvido acostumado com uma pluralidade de sons simultâneos da música convencional. A grande maioria das músicas é compostas por simplesmente dois elementos: um kick produzindo padrões e um background atmosférico e melódico bem simples que dá todo o charme ao projeto, elevando-o de simples barulho a uma sutil e incrivelmente bem elaborada seleção de sons. Criar melodias densas, cativantes e grudentas seria fácil com uma infinidade de sons ao mesmo tempo, mas Mika cria essa mesma vibe usando um minimalismo extremo. É algo indescritivelmente incrível.

A parte ambient do projeto cai pro lado mais obscuro e frio, mas sem perder a melodia e o feeling, coisa que só vi acontecer em projetos de altíssimo nível como o Lustmord. É aquele tipo de "vazio" músical onde o silêncio faz parte da música, a cadencia de sons melódicos e percussivos lentamente vai levando o ouvinte ao silêncio completo harmoniosamente, meio que se infiltrando nesse silêncio e se tornando parte dele. É o tipo do disco que quando acaba, você nem percebe, pois todas as melodias permanecem tocando na sua cabeça, de tão grudentas, mesmo que absolutamente sutis e discretas.

Por fim, saliento aos fãs do Pan Sonic que o  Ø é bem mais melódico e cadenciado, mas sem perder a magia eletrônica que Mika traz ao duo. Oleva é uma experiência única no minimalismo e no ambient, que realmente muda conceitos sobre o que é necessário pra se envolver e cativar dentro do espectro de possibilidades musicais. Recomendadíssimo, mas tenham mente que vão ouvir algo um tanto diferente da música convencional.

PS: Sim, a terceira faixa é um cover do Pink Floyd. Acredite nisso ao ouvir ou não.

Facebook

Tracklist:

01 - Unien Holvit 4:00
02 - S-Bahn 5:26
03 - Set The Controls To The Heart Of The Sun 5:46 
04 - Loihdittu 5:04
05 - Vastus 4:55
06 - U-Bahn 4:49
07 - Frekvenssi 2:19
08 - Koituva 6:35
09 - Mojave 5:57
10 - Tasanko 4:29
11 - Kausaaliton 7:23
12 - Muistetun Palaava Taajuus 4:50

Links:

MEGA

2 Responses so far.

  1. Anonymous says:

    Valeu e muito obrigado! O comentário sobre o álbum está muito bacana e instigante! :D

  2. CARALHO, eu nem curto muito música minimalista, mas esse álbum aí ganhou meu coração. Baixem sem medo.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.