sexta-feira, 15 de junho de 2012
Avatar

Ainulindalë - The Lay of Leithian

5 comentários
Gênero: Neofolk / Neoclassical
País: França
Ano: 2004

Comentário: Trago nesse post uma "One Man Band" absolutamente soberba. Esse projeto francês veio a ativa em 2000, tendo lançado em 2004 seu debut e único disco. Wikipediando um pouco, Ainulindalë é a chamada "Música dos Ainur", que toma parte da obra do autor britânico J.R.R.Tolkien. É a primeira parte do livro "O Silmarillion" (é uma coletânea de trabalhos mitopoéticos de Tolkien), e conta a história da criação dos Ainur, seres angelicais que surgiram do pensamento de Eru Ilúvatar (Deus Supremo, o Único), e é conhecida como a "Sinfonia Maravilhosa ou Grande Música".

Engwar é o nome do responsável por todos instrumentais e composições desse álbum temático. Tudo soa tão leve, tão lindo, tão angelicale e profundo, sem nenhum instrumento elétrico no disco, e abusando de violinos, percurssões primitivas, violões e violas absolutamente perfeitas, flautas, e um vocal extremamente inspirado, sussurado, como se contasse uma história doce, sim, a história dos Ainur.

Por ser um trabalho temático, a coerêcia e a linearidade sobram nesse álbum. Tudo soa tão harmonioso, que poderia ser gravado inteiro em uma única faixa, e mesmo assim não seria cansativo. "Dorthonian" abre o disco com um som ambiente incrível, uma tempestade caindo, um dueto de cordas maravilhoso e uma voz profundamente sussurrada. A faixa "In Menegroth" é mais cantada, e com um belo trabalho dos violões. "The Most Beloved" é na minha opinião a canção mais linda, por tudo, pelo encaixe vocal, pelo trabalho de alta técnica dos violões, o tema do violino supremo e uma percussão ritualística muito bem encaixada. O destaque da "New Spring" fica pelo belo trabalho de flauta, e a melhor música é sem dúvidas "Back Before Thingol". É perfeita, usando todos os recursos, nos remetendo a uma paz espiritual única, e o instrumental chega a comover e acalmar.
  
Esse disco é sem dúvidas um masterpiece do Neoclassical/Neofolk, beirando a perfeição, sem exageros. Diferente da maioria dos meus posts, esse disco é algo pra se ouvir calmamente, pra sempre, sozinho, cada acorde perfeito, e ser levado até a calmaria da Terra Média. Pra quem curte o estilo, e pra quem não conhece, é obrigatório.

MySpace//LastFM

Tracklist:
 1.Dorthonian - 2:44
2.The First Meeting - 1:41
3.In Menegroth - 5:21
4.And Finrod Fell - 3:43
5.The Most Beloved - 5:56
6.Ainulindalë - 4:58
7.New Spring - 1:47
8.Back Before Thingol - 3:26
9.The Hunting of the Wolf - 4:49
10.A Memory in Song - 3:26

Download: 

5 Responses so far.

  1. Marcello says:

    Cara, que álbum !!! Sou fã do Tolkien e agora fã desse cd. Obrigado.

  2. Olha só, vou conferir. Projetos que de alguma forma fazem referências à outras obras do Tolkien além de LotR e Hobbit, como o fantástico Silmarillion, merecem atenção.

    Boa, Nagano.

  3. Anônimo says:

    todos os links off, https://depositfiles.com/files/32tpq4dox

  4. new album out late March, go to facebook.com/ainulindaleofficial for more news !

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.