sábado, 14 de julho de 2012
Avatar

Iron Monkey - Our Problem + We've Learned Nothing (EP)

0 comentários

Gênero: Sludge Metal
País: Reino Unido
Ano: 1998 (o EP é de 1999)

Comentário: É com essa capa horrívelmente condizente com a sonoridade do disco que o Iron Monkey, banda de Nottingham formada em 1994, estampava seu segundo e último full-lenght. 'Iron Monkey' é o título de um filme cult de 1977 produzido em Hong Kong protagonizado por um lutador de Kung Fu e justamente mestre na modalidade do Macaco. Em 1993 saia um remake do mesmo filme então suponho eu que para uma banda nascida em 94 praticando uma das mais intensas e diretas variantes do Metal, a inspiração no filme foi sem dúvida uma boa escolha de nome.

A banda fazia parte da famosa e mítica Earache Records, deonde raramente vem algo ruim (ou leve) e assim sendo a banda pra mim e pra muita gente permanece como uma das mais incriveis bandas do Sludge Metal da época. Apesar de influenciada por nomes pesados do estilo como Grief, Crowbar e Eyehategod, que em geral remontavam suas origens na década de 80, o Iron Monkey ia além com vocais bem (sério, até mais que o Eyehategod e o Grief) rasgados mesmo, e um instrumental também mais cadenciado que o Crowbar, embora tenha suas foderásticas passagens bastante Hardcore Punk com baterias bem agitadas e guitarras com afinações lindissimamente graves. Naturalmente como é fácil de notar, todos os bons elementos do Sludge Metal dos anos 90 estão presentes no Iron Monkey e o fato de pertencer ao plantel da Earache somado a isto nos dá quase que a plena certeza que não iriamos nos decepcionar ao ouvir o som dos caras.

E realmente, poucas bandas tem o peso desses caras, a citar o próprio Eyehategod e algumas bandas mais recentes como o Thou e o Cough, que no entanto, são bem mais atmosféricas e ligadas ao Doom Metal. Dentre as bandas que tentam manter mais vívidas a pegada de hardcore punk, o Iron Monkey é sem dúvida uma das mais pesadas. Mas peso não é tudo, e o feeling presente nos riffs e nas levadas de bateria fazem absurdamente bem o papel de fechar todos os buracos que uma banda que se calcasse somente no peso deixaria. Os vocais são fantásticos, Johnny Morrow tem um rasgado incrivel que não varia muito durante o álbum mas é um dos grandes destaques do disco. Infelizmente o cara faleceu em 2002 e a banda dedicou a ele uma coletânea lançada no mesmo ano com lives e b-sides chamada Ruined by Idiots.

A banda que já não produzia muito material desde um EP (este que posto aqui neste mesmo post, We've Learned Nothing, na mesma vibe do disco) e um Split com os japoneses do Church Of Misery lançados em 1999, acabou encerrando suas atividades de vez no mesmo ano. Mas em 2009 foi lançado um boxset com os dois álbuns dos caras, o homônimo de 1997 e este aqui. E só pra complementar as informações interessantes sobre os caras, ainda tem o fato que o baterista da banda era ninguem menos que Justin Greaves, que já tocou no Electric Wizard, no Teeth Of Lions Rule The Divine e atualmente lidera o aclamadíssimo Crippled Black Phoenix. Portanto nota-se claramente que a receita que construia a banda tinha tudo pra dar incrivelmente certo: músicos incriveis, uma gravadora especializada em bandas extremamente pesadas que proporcionou uma produção limpíssima ao disco e influencias da melhor qualidade. Mas se ainda restar dúvidas, recomendo demais todas as prévias.

Tracklist:

1 - Bad Year 6:09
2 - Supargorgonizer 3:59
3 - Boss Keloid 5:23
4 - IRMS 6:29
5 - House Anxiety 3:49
6 - 2 Golden Rules 4:34
7 - 9 Joint Spiritual Whip 19:58
8 - Omi Bozu (Wisdom Of Choking) 13:13

Mais as tracks do EP:

9 - Sleep To Win 1:40
10 -Arsonaut 9:55
11- Kiss Of Death 4:48


Links:

Bayfiles//Gamefront//Outros Links (mirrorcreator)

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.