quinta-feira, 5 de julho de 2012
Avatar

Toquinho - O Melhor de Toquinho

0 comentários
Gênero: MPB / Samba / Bossa Nova
País: Brasil
Ano: 1985

Comentário: Há um certo tipo de pessoa que se dedica à música de maneira tão zelosa e esforçada que é quase impossível se dissociar o artista de sua obra. Antonio Pecci Filho é, certamente, um dos mais notáveis representantes dessa sorte apaixonada de músico. Aos sessenta e cinco anos de idade, segue praticando sua maior habilidade: a composição.
Sua sagacidade no uso das palavras, quer seja sozinho, quer seja em parceria de nomes como Tom Jobim e Vinícius de Moraes, nos brindou com algumas das mais memoráveis letras de música com as quais a língua portuguesa já se deparou. Quem é que, quando criança, não ouvia a canção "Aquarela" pensando se tratar de algo inocente, e, depois de crescido, se deu conta da tristeza perpassada pelos seus versos, travestida de alegria colorida? Ou ainda, quem é que, sendo apaixonado por música, ao se analisar a letra de "Made In Coração", não enxerga ali consubstanciado todo o seu próprio pensamento, quero dizer, o de unir todas as pessoas, com seus diferentes credos, cores e preferências, através da arte? Por essas e outras geniais aglomerações de versos é que Toquinho, alcunha pela qual é conhecido o senhor de quem falo, é um dos mais respeitáveis compositores que esse país já conheceu.
Em quase cinquenta anos de carreira, Toquinho compôs centenas de canções, lançou dezenas de discos e realizou milhares de apresentações. Em suas vistosas aparições com Vinícius de Moraes, poeta dos mais aclamados, marcou a vida de muita gente, dada a emoção com que sempre contagiou cada pedaço de seu trabalho. No disco que lhes trago, há apenas uma parcela de sua obra, contendo as mais significativas passagens de sua carreira até a metade da década de oitenta.
Entretanto, não vou negar: a exaltação de suas habilidades não é o único motivo desta postagem. Elevando seu tino de compositor, mais uma vez, devo dizer que a habilidade de Toquinho é tão grande, sua intimidade com as palavras é tamanha, que ele foi a única pessoa que conseguiu reduzir a termo o mais próximo do que é o sentimento de ser corintiano, sofredor, apaixonado incondicional, juntamente com mais trinta milhões de maloqueiros, que vibram, choram e se emocionam a cada jogo, não importando se há vitória ou derrota.
Eu esperei só vinte e quatro anos pra isso, Toquinho, mas você esperou sessenta e cinco. O Dia de São Nunca chegou: a Libertadores é nossa! A América é nossa! Uma homenagem sincera  - e mais do que merecida - de um corintiano anônimo para um ilustre louco do bando. VAI CORINTHIANS!

[ Site Oficial / LastFM ]

Tracklist:
  1. "Made In Coração"
  2. "Carinhoso"
  3. "Lindo e Triste Brasil"
  4. "A Sobra de um Jatobá"
  5. "Aquarela"
  6. "La Casa In Riva Al Mare"
  7. "Tarde em Itapoã"
  8. "Lua Cheia/Samba de Orly/Samba para Vinícius"
  9. "Na Boca da Noite"
  10. "Que Maravilha"
  11. "O Bem Amado"
  12. "Escravo da Alegria/Ao Que Vai Chegar/O Caderno"
  13. "Carta ao Tom 74"
  14. "Como Dizia o Poeta/Morena Flor/Samba da Volta/Regra Três"
  15. "Corinthians do Meu Coração"

Mediafire / Hotfile / Outros Links


Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.