quinta-feira, 26 de julho de 2012
Avatar

Aquilus - Griseus

0 comentários

Gênero: Neoclassical Black Metal/ Neofolk
País: Austrália
Ano: 2011

Comentário: 2011 terminou em grande estilo! Ou será que 2012 é que começou bem? Afinal, o debut do Aquilus foi lançado num bendito dia 21 de dezembro do ano passado. Pode isso, Arnaldo? Bem, de qualquer forma, o que primeiramente me chamou a atenção neste álbum (além dos estilos em que estava listado, que me são de grande interesse) foi a capa, lindíssima, remetendo diretamente à arte renascentista. Geralmente eu me dou bastante mal ao ouvir lançamentos usando esse critério, mas desta vez as músicas se mostraram tão bonitas quanto a arte do álbum!

E voltando a atenção às músicas, o que ouvimos neste Griseus de Aquilus é um misto de neoclassical com neofolk, e algumas pitadas aqui e acolá de Black Metal para dar ''aquele'' contraste. O que realmente funciona MUITO bem! De forma pomposa e grandiosamente atmosférica, Waldorf, único integrante da 'banda' (não lembro de nenhuma ''banda de um homem só'' que me decepcionou, até agora) traz a maestria do que ele próprio chama de ''atmospheric metal''. Sim, os teclados aqui tomam conta do negócio na maior parte das canções, junto com os violões (daí o aspecto neofolk) e sim, as passagens neoclássicas são longas. Na primeira vez que eu ouvi este lançamento, senti falta de uma maior presença do Black Metal, o que logo passou após algumas audições.

Logo na primeira canção, Nihil, percebemos bem esse fenômeno. Após uma breve introdução atmosférica e alguns acordes de violões, a distorção das guitarras marca presença com melodias tipicamente do ''metal negro''. E como a canção é longa, isso deixa uma brecha para que Waldorf insira algumas belíssimas melodias de piano lá pros seis minutos de música.

E já falando em melodias de piano, as que mais chamam a atenção são as passagens neoclássicas de Arboreal Sleep, Loss e The Fawn, onde logo na introdução uma passagem remetendo ao classicismo dá as caras. E quanto às passagens neofolk, talvez seja em Latent Thistle que haja o trecho mais escancarado do estilo (trecho que inclusive me remeteu a um bar na Terra Média com hobbits dançando e bebendo).

Enfim, se você gosta de Neoclassical com uma pegada mais extrema, ou se conhece bandas como Nachtreich e Waldgefluster, ouça este álbum. E, como este álbum foi lançado quase na virada do ano passado, não o inclui na minha lista de ''melhores de 2011'' quando a redigi. Mas certamente a teria encabeçado.


MySpace//LastFM//Bandcamp

Tracklist:

1- Nihil
2- Loss
3- Smokefall
4- In Land of Ashes
5- Latent Thistle
6- Arboreal Sleep
7- The Fawn
8- Night Bell


Download: Rapidshare//Mediafire


Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.