terça-feira, 4 de setembro de 2012
Avatar

Vashti Bunyan - Some Things Just Stick In Your Mind - Singles and Demos 1964 to 1967

2 comentários
Gênero: Folk, Freak Folk
País: Reino Unido
Ano: Músicas de 1964 a 1967 relançadas em 2007

Comentário: E como estréia de minha parte desde o ressurgimento deste tão amado blog, venho presentear-vos com esta delícia, este pedacinho de música sublime que, um belo dia de sol antes de um seminário na universidade, veio a mim. Neste dia estava eu a procurar algo que se assemelhasse ao som melancólico, simples (em sua essência), porém profundo de Nick Drake (o qual, se você não conhece que tipo de ser humano é você? pode conferir a discografia completa bem >> aqui << ) e, por algum acaso que realmente não lembro, me deparei com o perfil de Vashti na lastfm. Eu sinceramente, quando pesquisei sua música, não esperava uma surpresa tão agradável quanto a que tive naquele momento.

Tal qual Nick Drake, Vashti também não conseguiu emplacar e suas músicas não venderam como o esperado em sua época de lançamento. Porém, ao contrário do músico solitário, Vashti não teve um fim tão dramático, pois ainda vive e goza de boa saúde (até onde sei, e espero que assim continue).

Vashti gravou inicialmente um single chamado "Some Things Just Stick In Your Mind", de composição de Mick Jagger e Keith Richards, e creio que isso foi devido ao fato de sua parceria com um empresário dos Rollings Stones. Outra música, "Train Song" também foi gravada, mas, de fato, foram músicas que não chegaram a ser lançadas. Seu primeiro álbum de estúdio, intitulado "Just Another Diamond Day" foi lançado em 1970, com músicas compostas durante uma viagem de carruagem para as Ilhas Hébridas, na Escócia, com seu namorado, com destino à uma espécie de comunidade onde residia o também músico folk, Donovan e, apesar de não ter tido sucesso comercial, é, hoje em dia, considerado um clássico do que hoje se denomina Freak Folk.

Aos poucos a sua música, incompreendida na época de seu lançamento, começou a trazer inspiração uma nova geração de músicos. Durante trinta anos (isso mesmo, trinta anos!) Vashti não deu as caras, porém toda a espera foi recompensada com um álbum de estúdio lançado em 2005, intitulado "Lookaftering" e, mais tarde, em 2007, foi lançado o álbum que vos posto, que na realidade é uma compilação de seus singles e demos, muitos até então inéditos. O motivo de eu ter escolhido justamente essa compilação é que a sensação de sua música aqui é muito mais intensa e íntima. Em algumas músicas é possível ouví-la pigarrear ou falar com o técnico da gravação antes do som se iniciar. Por ser algo bem "cru", no melhor sentido que essa palavra pode oferecer, este álbum é, pra mim, o mais sublime.

Vashti possui uma voz suave, aveludada e tímida que canta ao som de um violão simples, porém sincero, com melodias de uma simplicidade quase desnorteadoras. Suas canções falam sobre amor e tristeza, mas há sempre um clima melancólico que as acompanham, mesmo quando o som parece querer ser risonho. Vashti Bunyan influenciou tantos artistas atuais dessa "nova" onda chamada de Freak Folk que passou a fazer várias participações em músicas, shows ou álbuns, como é o caso de Devendra Banhart em seu álbum "Rejoicing in the Hands", e bandas como Animal Collective e Piano Magic.

Peço desculpas pelo tamanho da postagem, mas acho que não poderia ser diferente, aliás, sinto que nem pude expressar tudo que queria ao falar de algo tão grandiosa e sutilmente belo como é o som produzido por Vashti Bunyan. Espero, de verdade, que apreciem, pois é uma pérola de valor inconteste!




Tracklist:

01. Some Things Just Stick in Your Mind - 02:18
02. I Want to be Alone - 02:51
03. Train Song - 02:15
04. Love Song - 01:59
05. Winter is Blue - 02:55
06. Coldest Night of the Year - 3:28
07. I'd Like to Walk Around in Your Mind - 02:15
08. Winter is Blue (Demo) - 01:48
09. Girl's Song in Winter - 01:37
10. If in Winter (100 Lovers) - 01:47
11. Wishwanderer - 01:56
12. Don't Believe - 01:37
13. 17 Pink Sugar Elephants - 02:48
14. Autumn Leaves - 01:55
15. Leave Me - 02:24
16. If in Winter (100 Lovers) (1964) - 01:19
17. How Do I Know - 02:00
18. Find My Heart Again - 01:59
19. Go Before the Dawn - 01:54
20. Girl's Song in Winter (1964) - 01:38
21. I Don't Know What Love is - 01:48
22. Don't Believe What They Say - 02:12
23. Love You Now - 02:10
24. I Know - 01:34
25. Someday - 02:05




Download: [MegaShares] BayFiles] [MediaFire]


2 Responses so far.

  1. elaine nunes says:

    Muito boa a postagem, adorei o som da Vashti, não a conhecia e me apaixonei por este álbum, parabéns pelo, agora site, sempre ampliando meu universo musical. Obrigado de coração.

  2. helio58 says:

    "por ser cru... é o mais sublime" perfeito seu comentário - é o caso também de Judee Sill - suas gravações descomprometidas são superiores às suas obras primas oficiais. Linda Perhacs também tem um nível impressionante nas demos. Curioso no caso de ''Winter is Blue" de Vashti, onde a melodia da segunda parte da demo é uma maravilha enquanto a oficial é inexplicavelmente modificada. Obrigado pela postagem.
    Hélio

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.