sábado, 8 de setembro de 2012
Avatar

Vincenzo Galilei – Fronimo

0 comentários
Gênero: Música renascentista (Erudita)
País: Itália
Ano: Escrito: 1568 | Revisão: 1584 | Performance (Andrea Damiani): 2012

Comentário: Pai do fundamental Galileu Galilei, Vincenzo Galilei (1533 — 1591) também fez sua contribuição para a ciência, mais precisamente para a "ciência-musical", aliando o estudo da música — como de fato uma ciência — ao amor à sua sonoridade; ao emprego da física como essencial para sua perfeita compreensão e ao mesmo tempo se desviando da matemática pura e abstrata que era usada como  a base para o entendimento e criação musical.

"Ao contrário do que Galileu e alguns teóricos musicais defendiam no século 16, Vincenzo demonstrou que a música não poderia ser embasada nas ideias pitagóricas abstratas vigentes na época de razões de números inteiros, mas sim no fenômeno físico sonoro."

Embora eu não estude física e tão pouco música, entendo que Vincenzo ia contra o estudo da música formulado apenas sob um olhar aritmético, mas sim mostrava considerar as frequências e a sonoridade, e também as teorias filosóficas de Aristóteles, o que podemos entender como algo muito mais ligado à física e aos sentidos perceptivos.

Como músico se mostrou um compositor interessantíssimo, considerado uma figura importantíssima para a música renascentista, além de ter seu nome incluso como uma das bases para a ascensão da música barroca. É também pai do virtuoso alaudista Michelagnolo Galilei.

Quanto ao material que trago aqui, se trata da interpretação e performance do italiano Andrea Damiani sobre algumas obras de Vincenzo e que se encontram no livro Fronimo Diálogo di Vincenzo Galilei, escrito pelo próprio Vincenzo, um manual sobre alaúde que incluía peças inteiras (uma versão digitalizada do manuscrito original pode ser visto aqui).

Enfim, vou parar por aqui antes que comece a falar besteiras sobre o que não sei, mas leiam aqui o artigo que usei como base para esta mísera resenha. Também aos mais interessados existe uma pesquisa que deu vida ao livro Vincenzo Galilei contra o número sonoro de Carla Bromberg (projeto de doutorado em história da ciência, realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC)) e que se encontra aqui para compra.

Download: Mega

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.