quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Avatar

Sivuca - Sivuca

1 comentários

Gênero: MPB, Baião
País: Brasil
Ano: 1974

Comentário: A vida tá complicadinha. E, pra dar uma breve explicação da minha ausência na semana passada (e servindo já de justificativa para eventuais faltas minhas aqui no Ignes Elevanium), acordar às 4:30 pra trabalhar em outra cidade não é pra qualquer um não. E pra aguentar essa rotina: música, café e mais música! Lembro de como eu procurei feito louco por este álbum do mestre Sivuca. Os links para download são escassos, e as resenhas pela Internet são totalmente nulas, algo imperdoável para um álbum tão bem feito. Gravado em 1974 para o mercado americano, Sivuca, que aqui mostra suas habilidades como multi-instrumentista ao assumir o acordeon, os teclados, o violão e alguns vocais, interpreta várias canções que representam bem a poderosa cultura brasileira.

Agora ignore por um momento o que eu disse ali em cima, afinal o álbum abre com um clássico da música americana, Ain't no Sunshine, que ganha uma roupagem bastante abrasileirada, a despeito da letra em inglês. Você Abusou, Adeus Maria FulôInquietação mostram de forma bastante escancarada como o Jazz e a música brasileira podem fazer um belo prato de feijão com arroz; Tunnel, do outro mestre albino Hermeto Pascoal, é interpretada com maestria com belas flautas alternando entre os vocais scat de Sivuca e das duas cantoras que participaram do álbum- há poucas informações sobre ambas, e levando em conta o fato de cantarem em português e terem nomes estrangeiros, só gera dúvidas sobre sua participação.

Ponteio, clássico indiscutível de Edu Lobo, foi o que mais me chamou a atenção neste álbum: a interpretação de Sivuca está impecável, melodiosa, calcada no baião e totalmente instrumental. A interação entre a flauta e o piano é feita de forma ímpar. Então, o álbum segue com duas composições próprias do albino paraibano: Amor Verdadeiro, na qual o violão serve de base para que Sivuca mostre sua voz encorpada; e Lament of Berimbau, na qual um berimbau (jura???) e um violão se confundem entre si. É uma canção bastante agradável de se ouvir, com apenas os dois instrumentos se comunicando um com o outro. E fechando com chave de ouro, Sivuca executa um tema improvisado sobre uma base do baião, chamada Arrasta- Pé (sim, aquele mesmo arrasta- pé que seus pais, nascidos no Nordeste, dançavam agarradinhos). E com clima de baile e tudo! Afinal, vozes e passos são ouvidos ao fundo, terminando de forma animada esta excelente amálgama da música brasileira. Às vezes sinto pena dos estrangeiros por não terem uma cultura tão musicalmente rica quanto a nossa.

Site oficial//LastFM

Tracklist:

1- Ain't no Sunshine (Bill Withers)
2- Você Abusou (Antonio Carlos & Jocafi)
3- Tunnel (Hermeto Pascoal)
4- Ponteio (Capinan & Edu Lobo)
5- Rosa na Favela (Sergio Ricardo)
6- Adeus Maria Fulô (Sivuca & Humberto Teixeira)
7- Inquietação (Ary Barroso)
8- Amor Verdadeiro (Bandeira & Sivuca)
9- Lament of Berimbau (Sivuca)
10- Arrasta Pé (Folclore)

Download:

Mediafire//Depositfiles

One Response so far.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.