terça-feira, 16 de outubro de 2012
Avatar

Wintersun - Time I

1 comentários
Gênero: Symphonic / Melodic Death Metal
País: Finlândia
Ano: 2012

Comentário: Trago-lhes neste post, uma das mais gratas surpresas que eu tive nestas últimas semanas. Oriundos de Helsinki, essa banda teve uma origem um pouco diferente. Wintersun era o projeto paralalo de Jari Mäenpää, então vocalista e guitarrista do Ensiferum. Em 2004, uma turnê do Ensiferum calhou de coincidir com as datas da gravação do debut da banda paralela, fazendo Jari optar por sair de sua primeira banda para se dedicar inteiramente ao Wintersun, tendo ele gravado o primeiro full-lenght quase inteiro, contando apenas com o auxilio de Kai Hahto na bateria.

O atual lineup conta com Teemu Mäntysaari nas guitarras, Jukka Koskinen no contra-baixo, Kai Hahto, o baterista já citado acima, e o poderoso chefão Jari Mäenpää, que além de ser o vocalista, é também o tecladista, guitarrista e o principal compositor deste trabalho.

Como citou Jari Mäenpää, esse grupo faz um "Extreme Majestic Technical Epic Melodic Metal". Exagero?? Talvez não, a análise do cd pode nos abrir a mente. Trata-se de uma banda de Melodic Death Metal acima de tudo. Fugindo totalmente do folk/viking praticado pelo Ensiferum, não consegui ver nenhuma semelhança entre as duas bandas. Com uma produção impecável, cristalina, o disco conta com apenas 5 canções, sendo 2 instrumentais. A intro é a instrumental "When Time Fades Away",  uma viagem profunda, com uma chuva ao fundo, usa apenas instrumentos acústicos como flautas, tambores, violinos, tornando-se uma das canções épicas mais lindas feita por uma banda de metal. Colada nela vem "Sons of Winter and Stars", que é dividida em 4 partes em uma única faixa: I.Rain of Stars; II.Surrounded by Darkness; III.Journey Inside a Dream e IV.Sons of Winter and Stars. Essa é talvez a melhor canção épica de uma banda de death metal de todas. Contando com participações de monstros sagrados nos vocais e coros como Heri Joensen (Týr); Jukka-Pekka Miettinen, Olli Vänskä e Mathias Nygård (Turisas) além de Sami Hinkka e Markus Toivonen (Ensiferum), seria uma heresia eu tentar descrever o que se passa nesses 13 minutos lindos, épicos, perfeitos e jamais vistos, um clássico desde já! A seguir vem "Land of Snow and Sorrow", que conta com um instrumental perfeito, incluindo harpa, um belo vocal, um teclado atmosférico monstro e uma guitarra soberba. "Darkness and Frost" é a outra instrumental, e destoa um pouco do resto do disco, soando um pouco pobre frente a grandeza do trabalho. Conta com um teclado bastante presente e tambores primitivos com algumas pitadas de modernidade sintetizadas, o que me desagradou. Pra fechar vem "Time", que mostra um som mais roots com uma veinha mais folk, com poucas passagens mais épicas, abusando da melodia guitarra/teclado, vocais mesclados entre o limpo e o extremo, fecha com responsabilidade os 40 minutos do disco.

Eu não sou muito fã de death melódico, mas esse disco conseguiu ir além, com um som de gigante, uma grande variedade instrumental e uma criatividade além da imaginação, esse disco tem tudo pra ser um dos grandes do estilo. Para os Tr00s, passem longe. Masterpiece, para fã de metal épico, mais um dos grandes lançamentos do ano! Uma viagem garantida.
ps: Não consegui nenhuma canção como preview (fui uppar em vários sites e inflingi os direitos em todos), então coloquei a gravação dos coros da musica "Sons of Winter and Stars". Logo lançando o disco e ficando disponível no youtube/outro site eu coloco um preview digno.

Site Oficial / LastFM / Myspace

Tracklist:
1.When Time Fades Away - 04:08
2.Sons of Winter and Stars - 13:31    
3.Land of Snow and Sorrow - 08:22    
4.Darkness and Frost - 02:22
5.Time - 11:45

Download:
Sendmyway  / Bitshare / Extabit / Bayfiles / Megashares / Crocko

One Response so far.

  1. eu tava procurando esse album heheh...graças a vc eu consegui escutar esse maravilhoso e epico album ^^ vlw cara

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.