terça-feira, 27 de novembro de 2012
Avatar

Iperyt - Totalitarian Love Pulse

1 comentários

Gênero
: Industrial Black Metal
País: Polônia
Ano: 2006

Comentário: Sempre tive um pé atrás ao ver a mistura de Industrial e Metal. Primeiro por que não raro as bandas que se rotulam dessa forma mal sabem o que estão fazendo - já vi desde Trance até EBM misturado com Metal e rotulado como "Industrial". Mas na verdade no final das contas o próprio termo Industrial em si tem múltiplos significados na música, desde o experimental industrial dos anos 80 até o 'dançante' industrial do EBM da atualidade. No Metal então o termo "Industrial" acabou recaindo sobre qualquer banda que mescle ao peso do estilo elementos eletrônicos de forma pesada. Mas posteriormente, talvez numa tentativa de resolver essa indecisão inerente ao termo 'industrial', surgiram estilos mais especificos como o Industrial Black Metal, após muitas bandas do estilo começarem a incluir em seu som elementos de diversos estilos de música eletrônica, desde o próprio EBM, até o Gabber e o Breakcore. Expoentes do estilo são, por exemplo, The Kovenant e Samael nas suas fases atuais e o francês CNK.

No meio disso surge na Polônia uma banda que conseguiu se destacar, e ela se chama Iperyt. E ela se destaca por justamente beber de uma fonte de música eletrônica que sempre teve tudo a ver com o Metal mas raramente foi aproveitada como deveria nas mais diversas fusões desta com os estilos mais extremos. E ela é o Hardcore Techno, mais especificamente o Gabber, dois estilos de música eletrônica que são em si completamente pesados, rápidos, intensos e muitas vezes possuem temáticas sinistras, maléficas e violentas. Porém o Iperyt não tinha a menor pretensão de perder a essência extrema da sua sonoridade, e misturou isso a um poderosissimo Black/Death Metal com uma certa tendência ao Grindcore (especialmente pelo kick de hardcore/gabber quase constante nas músicas que eleva consideravelmente os BPM's). A única outra banda que eu conheço que tentou e conseguiu realizar essa fusão foi o The Berzerker - que é uma das bandas mais pesadas que eu já ouvi, e o Iperyt não fica muito atrás, pra se ter noção de como fica essa receita no final.

Então basicamente o Iperyt mescla guitarras e bateria de Black/Death Metal, com vocais que oscilam entre os rasgados de Black Metal, guturais graves de Death Metal e não raro rasgados diferentes que lembram aqueles usados por bandas do chamado "Aggrotech" (embora tenha gente que insiste que esse gênero não existe, vocês entederam o que eu quero dizer). Além disso, está na receita um sintetizador que mostra a total influência do Gabber, embora ela se mostre bem mais evidente no kick de hardcore (um bate estaca cuja velocidade oscila entre o rápido e o rápido pra caralho, quase hipnoticamente). Não há no entanto muita variação entre as faixas, é uma receita simples - porém muito bem feita - repetida em diversas formas, variando os riffs de Metal e a pegada de Hardcore o quanto for possível, pra manter um ar de novidade a cada faixa. No geral, digamos que a variedade das faixas de Totalitarian Love Pulse não seja muito mais que a variedade que uma banda de Grindcore consegue ter, e no entanto que curte os estilos mais pesados e extremos sabe que nem sempre isso é exatamente relevante. Quando o que interessa é ouvir algo pesado e direto, o importante é a banda tentar a cada música superar a violência da faixa anterior sendo ainda mais rápida e barulhenta. E de fato esse disco parece um desafio do Iperyt consigo próprio em soar cada vez mais extremo a cada faixa.

Resumindo: se você curte Black/Death Metal, Grindcore e ao mesmo tempo curte Gabber e Hardcore (o gênero de música eletrônica), Iperyt é a banda perfeita para equilibrar as duas coisas e matar nossa curiosidade de como seria a mistura. E deu certo. Porém a experiência mostra que não foi coincidência - o que tem bandas que tentaram isso e acabaram soando artificiais e forçadas não dá pra contar nos dedos. O Iperyt por sua vez é talentoso em ser violento. Simplesmente isso.



Tracklist:

1. Transgression of Inhumanity 04:01
2. Adoration of Social Demise 03:36
3. Abuse You Fucking Christ 03:38
4. Calm Regained 03:11
5. The Silent Murderer 03:51
6. Scorched Earth Creed 02:22
7. Wolfcalls 03:35
8. Let's Fucking Rejoice 03:11
9. Filthy Criminals 03:00
10. Superior Breed 03:30
11. Totalitarian Love Pulse 04:03

Download:

Gamefront/Megashares/Extabit/Bayfiles

One Response so far.

  1. IgorG. says:

    Eu conheço tem um bom tempo, de cara eu não gostei mas no final das contas, depois de escutar com mais atenção achei bem foda, pesada pra carai, muito boa :P

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.