sábado, 29 de dezembro de 2012
Avatar

Pignes Clips #2 - Os melhores de 2012

4 comentários

Definir os melhores videoclipes do ano é uma tarefa ingrata. A quantidade de videos produzidos é absurdamente grande, tornando impossível acompanhar tudo que é lançado, ainda mais pelo fato de os clips não terem tanto destaque e não serem tão comentado quanto álbuns por exemplo. Até se informar do que anda saindo já se torna um tanto quanto difícil e complicado quando não estamos falando de bandas mais populares. 

E com o fato de hoje em dia ser cada vez mais fácil e barato criar um vídeo, até mesmo celulares já portam câmeras capazes de filmar em alta resolução, com um pouco de criatividade, disposição e alguns amigos, é possível criar coisas bem legais, como por exemplo o vídeo do Grandphone Vancouver que viralizou no meio do ano, nascido de um projeto de TCC da faculdade, fez referência a inúmeros marcos da cultura pop e de forma extremamente original. 

Então, sem mais delongas, seguem os 20 clipes de 2012 que fui capaz de lembrar e julguei dignos de aparecerem nesta edição especial do Pignes Clips - Os melhores de 2012.



20.Flying Lotus - Putty Boy Strut 
IDM, Nu Jazz, Glitch Hop
Dir. Cyriak

A intimidade de Flying Lotus com animações é bem grande, visto que antes de iniciar seu projeto de música eletrônica que passeia entre o IDM e o experimental, o rapaz era responsável por criar trilhas sonoras para desenhos do Cartoon Network. A divertida animação de Putty Boy Strut mostra robôs que se movem no ritmo das batida e vão devorando uns aos outros.





19.Cloud Nothings - Fall In
Post-Hardcore, Indie Rock, Indie Emo
Dir. John Ryan Manning

Uma das boas revelações de 2012, liderados por Dylan Baldi, o Cloud Nothings parece saído diretamente dos anos 90. Uma mistura direta entre o Indie, o Post-HC e o lo-fi da época, e o clip como não poderia deixar de ser, em preto e branco remete igualmente à diversos videos de meados da década de 90.





18.Squarepusher - Dark Steering 
Drill and Bass, IDM, Breakcore
Dir. Rollo Jackson 

A produção dos shows do Squarepusher são tão legais, que apenas ela foi o suficiente para criar um belo clip. Do telão de fundo, passando pela mesa e até pelo capacete de Squarepusher, projeções surgem de forma coordenada e sincronizada entre eles, ao ritmo da música.





17.Mark Lanegan - The Gravedigger's Song
Alternative Rock, Blues, Electronic
Dir. Alistair Legrand

Dando vida a voz sombria de Mark Lanegan, e as bátidas tétricas de The Gravedigger's Song, Alistair Legrand conduz um videoclipe soturno e macabro, com uma atmosfera que se sairia extremamente bem como filme de horror.





16.Sleep Party People - A Dark God Heart
Dream Pop, Psychedelic Pop, Ambient
Dir.  Marie Limkilde

A música do Sleep Party People é um tanto quanto intimista, assim como o vídeo A Dark God Heart que com uma bela fotografia nos mostra uma garotinha utilizando de uma mascara de mergulho para brincar em uma banheira, até o momento em que lá encontra uma mulher afogada.





15.A Place To Bury Strangers - You Are The One
Shoegaze, Noise Rock, Post-Punk
Dir. Matt & Tracy

Garotas seminuas dançando, pancadaria, beijos ensanguentados, tudo isso sob uma atmosfera quase que psicotrópica típica de filmes do David Lynch, servem de acompanhamento para as distorções e microfonias do A Place To Bury Strangers.





14.Gorillaz - DoYaThing 
Electropop, Hip Hop
Dir. Jamie Hewlett

Os vídeos do Gorillaz são sempre divertidos. DoYaThing traz produção de James Murphy (LCD Soundsystem) e vocais de Andre 3000 (Outkast), e mostra o bizarro cotidiano do fictício quarteto em sua casa, um pouquinho bagunçada. 





13.Lushlife - Magnolia
Hip Hop, Conscious Hip Hop
Dir. LAMAR+NIK

Por vezes um bom clip não precisa de nada mais do que criatividade, o custo do vídeo de Magnolia deve ter se resumido a algumas centenas de caixas de papelão utilizadas para formar as palavras que compõe a letra da música na cabeça das pessoas.





12.Tech N9ne - Am I a Psycho?
Hardcore Hip Hop
Dir. Dan Gedman

Com participação de B.o.B e Hopsin, o clip de Am I a Psycho? como não poderia deixar de ser levando em conta o nome e a atmosfera da música, é soturno e bota os três rappers como psicopatas ao melhor estilo Jason Voorhees.





11.Explosions In The Sky - Postcard From 1952
Post-Rock, Ambient
Dir. Annie Gunn

Bonito, doce e singelo define o clip de Postcard From 1952. Assim como o post-rock do Explosions in the Sky, o vídeo não deixa por menos e traduz em imagens a sonoridade abstrata do grupo perfeitamente, por vezes soando até nostálgico. 





10.Primus - Lee Van Cleef
Funk Rock, Experimental Rock, Alternative Rock
Dir. Chris Lenox Smith

Homenagem a um cara menos lembrado do que deveria, Lee Van Cleef (O Mau de The Good, The Bad and the Ugly), fora um dos maiores vilões da história do cinema. Animação estilosa, Lee Van Cleef versão zumbi, Western e Clint Eastwood. Não poderia ser melhor.





9.Solstafir - Fjara
Atmospheric Sludge Metal, Post-Rock, Progressive Metal
Dir. Bowen Staines

O Solstafir apresenta uma mistura de post-rock com metal, cantado em islandês que dá uma atmosfera única e exótica. O vídeo de Fjara mostra apenas uma bela moça puxando um caixão por diversas e belíssimas paisagens, que só a natureza da Islândia é capaz de nos proporcionar.





8.te' - 音の中の『痙攣的』な美は、観念を超え肉体に訪れる野生の戦慄
Post-Rock, Math-Rock
Dir. Desconhecido

Apenas a intensa performance dos japoneses do te' tocando, gravados em preto e branco de alto contraste com várias imagens e palavras pulando na tela de forma extremamente rápida juntamente de uma edição primorosa, garantem um ótimo video. 





7.Fiona Apple - Every Single Night
Singer/Songwriter, Art Pop, Jazz Pop
Dir. Joseph Cahill

Tanto a música quanto o vídeo de Every Single Night nos conduzem para um tipo de fábula contemporânea de atmosfera obscura, exatamente a cara dos trabalhos de Fiona Apple que caminha entre uma tênue linha entre o fofo e o estranho. 





6.Die Antwoord - Fatty Boom Boom
Hip Hop, Electropop, Dance-Pop
Dir. Ninja, Terence Neale and Saki Fokken Bergh

Uma Lady Gaga ainda mais bizarra e caricata é colocada de forma intencionalmente provocativa neste vídeo, e funcionou tão bem que a original ficou um tanto quanto irritada. Somado a isso danças africanas bizarras e pinturas corporais junto de um dos refrões mais grudentos do ano. 





5.Sektemtum - Aut Caesar Aut Nihil
Black Metal
Dir. Tomas Matkowski

Se houvesse o prêmio "vídeo badass do ano", este provavelmente iria para o Sektemtum. Para ilustrar o ríspido Black Metal do grupo francês, um clip com belas moças fazendo tudo que podem de errado, sexo, drogas e violência com uma bela fotografia para fazer os olhos brilharem.  




4.Jay-Z & Kanye West - No Church In The Wild
Hip Hop, Pop Rap, Hardcore Hip Hop
Dir. Romain Gavras

Romain Gavras já era um dos meus diretores preferidos após o polêmico vídeo de Born Free da M.I.A. Em No Church In The Wild, faixa do projeto de Kanye West com Jay-Z, contando ainda com participação de Frank Ocean, ele grava pesadas cenas de protesto em um tom altamente emocional.




3.Spiritualized - Hey Jane
Neo-Psychedelia, Chamber Pop, Space Rock
Dir. AG Rojas

Com a trilha da delicada e pessimista Hey Jane, o diretor AG Rojas criou um curta-metragem de final surpreendente e pesado, onde é contada a história de um travesti negro pai de família, e sua difícil vida para sustentar seus filhos, onde tudo se encaminha para um trágico final. 




2.Killer Mike - Big Beast
Southern Hip Hop, Hardcore Hip Hop, Conscious Hip Hop
Dir. Thomas C. Bingham

Um curta-metragem de produção cinematográfica, o vídeo de quase dez minutos de duração de Big Beast remete muto ao filme Drive de Ryan Gosling, cheio de suspense, perseguições, sanguinolência, e cenas macabras e perturbadoras. 




1.Rammstein - Mein Herz Brennt
Industrial Metal, Neue Deutsche Härte
Dir. Zoran Bihac

O clip mais macabro, bizarro e doentio da carreira do Rammstein, provavelmente o vídeo mais macabro do ano. Uma excelente de direção de Zoran Bihac, que remete aos melhores momentos de filmes de terror como Silent Hill e El Orfanato, com as bizarras imagens acompanhadas da densa Mein Herz Brennt e seu quarteto de cordas.

4 Responses so far.

  1. meu blog says:

    Todas são ótimas mas sktmtm é fodaa até porque tinha uma visão diferente do que vem a ser Black Metal..vou passar a ouvir mais. Vllw Pignes

  2. Anônimo says:

    Faltou Between the buried and me :c haha

  3. Koticho says:

    HAHAHAHA

    Realmente, o clip de Astral Body é fodão. Mas quem disse que eu lembrei? Terrível montar lista de clips

  4. Fabricio says:

    Renovei minha playlist depois de conferir essa lista!

    Realmente, muita coisa boa que eu não tinha ouvido esse ano!

    E o clipe do Flylo é simplesmente viciante, já perdi a conta de quantas vezes assisti!

    Vlw!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.