quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Avatar

Pulsar - Pollen

0 comentários
Gênero: Progressive Rock, Space Rock
País: France
Ano: 1975

Comentário:
Um "pulsar" é uma estrela de nêutrons nos seus estágios finais de vida que emana um fluxo de energia constante. Esse é um dos casos em que o nome de uma banda faz todo o sentido se observado à luz de suas músicas. Pulsar, a banda, é uma das mais proeminentes na cena do rock progressivo francês. É também uma dessas bandas que fazem verdadeiro jus ao rótulo de "space rock", tanto na temática quanto na sonoridade.

Pollen é o seu primeiro trabalho, lançado no ano de 1975. Na realidade, a banda é constantemente mais lembrada por seus trabalhos posteriores, que muitos julgam ter superado o primeiro álbum. De fato, os trabalhos que se seguem são primorosos, sendo um deles, inclusive, um interessantíssimo álbum intitulado Halloween que demonstra uma vertente do rock progressivo que flerta com uma espécie de "horror rock". Mas, apesar de tudo, Pollen é um álbum excepcional em muitos sentidos. Apesar das diversas associações da banda com as bem mais famosas Pink Floyd, King Crimson e Eloy, por emxemplo, (influências que realmente existem, tanto que é dito que Pollen tinha muitas características do Atom Heart Mother) Pulsar consegue em seu álbum de estréia criar uma atmosfera bastante peculiar. Existe uma notável coesão nas cinco músicas, que são permeadas por uma atmosfera "contemplativa" e com melodias bastante "emocionais" (no sentido mais puro que essa palavra possa possuir). Na maior parte do tempo instrumentais, as músicas são temperadas pelo uso do mellotron e por guitarras de fato inspiradas em estilos floydianos, além de uma bela flautinha em algumas passagens. O vocal, cantado em francês (o que, querendo ou não, já confere uma diferenciação causada pela própria sonoridade da língua), apresenta-se num tom dramático e condizente a atmosfera ambiente. Contudo, algo que me parece substancialmente divergente de Pulsar e as bandas de suas influências, como Pink Floyd, é que aqui parece não haver tanto apego ao psicodelismo.

Pollen possui o "germe" do que viria a se consolidar com mais afinco nos álbuns subseqüentes, como o The Strands of the Future, este que já pode ser taxado como uma verdadeira obra de "progressivo sinfônico futurista espacial", (rs), e apesar de não ser tão popularmente conhecida, esta banda acabou por se tornar um clássico do prog de suas terras, quiçá do prog como um todo. Apesar de que a França já possuía bandas que representassem o rock progressivo, como a incomparável Magma (que já possui cinco álbuns resenhados pelo Forba, disponíveis aqui), Pulsar, através do álbum Pollen, foi a primeira banda com larga distribuição na Inglaterra e, conseqüentemente, em toda a Europa.

Ao que parece, a banda ainda está na ativa, tendo seu último trabalho, Memory Ashes sido lançado em 2007. Recomendo como faixa de destaque a maravilhosa suíte faixa-título que, apesar de ser a mais longa do álbum, é a mais intimista, profunda e bem feita, agregando os diversos elementos das músicas anteriores. Foi também a música que eu pus para ser visualizada (está como link na faixa 05, basta clicar).



Tracklist:

01. Pulsar - 03:08
02. Apaisement - 07:26
03. Puzzle/Omen - 08:24
04. Le Cheval de Syllogie - 06:55
05. Pollen - 13:00

Download:

[FreakShare] [Crocko] [SendMyWay] [BayFiles] [TurboBit] [BitShare] [RapidGator]

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.