terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Avatar

Gnaw Their Tongues - For All Slaves... A Song Of False Hope (EP)

1 comentários

Gênero
: Dark Ambient/Drone/Noise/Black Metal
País: Holanda
Ano: 2008

Comentário: Gnaw Their Tongues é o nome pelo qual Maurice de Jong, aka Moniker, um holândes de nacionalidade, mas que nasceu aqui pertinho no Suriname, lança suas experimentações musicais no campo do Drone, Black Metal e princpalmente Ambient. Ativo desde 2005 e tendo já uma discografia imensa, Moniker faz um dos mais criativos projetos dentro do chamado Ambient Black Metal da atualidade, embora se considerado um campo mais abrangente, não seja tão diferenciado assim, como comentarei mais adiante. For All Slaves... é na realidade um EP, embora possua 58 minutos de duração, e uma excelente porta de entrada pra conhecer o Gnaw Their Tongues.

Ao longo da sua discografia as influências do projeto são inúmeras, abrangindo nomes como Boris e Earth, até Lustmord, Burzum e Merzbow. De um disco pra outro a sonoridade do cara muda, as vezes sutilmente outras drásticamente. Um dos elementos que se mantém constante em todos os lançamentos é o uso extenso da densidade do Drone, mas sem se apegar ao uso de guitarras; Moniker faz uma coisa extremamente interessante pra alcançar essa densidade, pegando diversas influências da música do cinema para criar uma vibe totalmente opressiva que lembra uma trilha sonora de filme de terror levada ao extremo da coisa com a adição dos vocais desesperados do Black Metal, extremamente abafados porém totalmente visíveis em meio a atmosfera sonora criada pelo cara. E "atmosfera" sonora nunca soou tão perfeito pra se descrever uma banda, pois a profundidade das paredes sonoras são tão texturizadas (a lá Nadja) que passam longe de serem monolíticas, soando mais como flutuações macabras de uma vibração sonora totalmente negativa que vem na forma de muito noise, muitas dissonâncias, e muitos berros de Moniker, totalmente incorporados a essa nuvem musical de forma a soarem mais como um instrumento nessa salada de Noise do que chamando atenção verdadeiramente pra si.

Esse EP particularmente tem muitas semelhanças com o trabalho do Nadja, embora seja muito menos monolítico e muito mais aterrorizantemente macabro. O nível de obscuridade que Moniker consegue dar ao Gnaw Their Tongues é simplesmente absurdo, e em alguns álbuns (o que não é o caso desse, que é um dos mais leves) chega a ser realmente opressivo, um verdadeiro desafio terminar de ouvir. Outra banda cujas atmosferas sonoras se assemelham por vezes ao trabalho de Moniker é o Godspeed You! Black Emperor, que embora seja anos luz mais melódico, possui o hábito de incorporar a música cinematográfica para intensificar a densidade das passagens mais ambient (metais, cordas, orquestrações sintetizadas, sons industriais e afins, numa vibe de música pra um enredo evidente). Portanto o Gnaw Their Tongues é uma perfeita amálgama de diversos campos da música ambient e experimental, onde o "Black Metal" da coisa é extremamente discutível, mas está lá, na forma dos vocais rasgados e da atmosfera fria e macabra.

Enfim, sinceramente, é ingrato resenhar uma banda tão indecifrável quanto o Gnaw Their Tongues, especialmente pelo fato que a cada audição novos elementos surgem por detrás das cortinas mórbidas da sonoridade de Moniker. Só posso dizer com certeza é que fãs de bandas tão distantes quanto Xasthur, Burzum, Lustmord, Merzbow, Nadja, Sunn O))), Corrupted, Godspeed You! Black Emperor ou Boris, certamente encontrarão aqui algo ao qual se apaixonar. Mas estejam preparados pra encarar uma viagem muito mais macabra, mórbida, obscura e sinistra do que estão acostumados. Gnaw Their Tongues é um trabalho genial por conseguir passar ao ouvinte a sensação mais pura e simples de terror e desespero misturando um monte de influências. Apreciem.

PS: Os discos do Gnaw Their Tongues estão todos disponíveis no Bandcamp e por preços absurdamente risíveis, a nível de 2 dólares, por aí. Esse EP aqui, no entanto, eu não encontrei lá, mas se quiserem o resto da discografia, vale muito a pena comprar ao invés de baixar. Incentivem o cara.



Tracklist:

1. For All Slaves... a Song of False Hope I 08:56
2. The Uncomfortable Silence in Between Beatings 09:36
3. A Fiery Deluge 08:04
4. My Womb is Barren and I Want Revenge 09:06
5. Aderlating 15:26
6. For All Slaves... a Song of False Hope II 07:35


Download:

Bayfiles//Freakshare//Gamefront//Outros Links (Mirrorcreator)


Álbum completo no Youtube:

One Response so far.

  1. Olá

    O link está off, vcs podem reupar ?

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.