quarta-feira, 20 de março de 2013
Avatar

Krautrock: The Rebirth Of Germany

3 comentários

Gênero: Krautrock
País: Alemanha
Ano: 2009
Qualidade: AVI - 508 MB /608x336
Diretor: Ben Whalley
Duração: 58 minutos


Comentário: "Krautrock: The Rebirth of Germany" (Krautrock: O Renascimento da Alemanha) é um documentário que foi produzido pela BBC londrina em 2009. O cenário é a Alemanha do final da década de 60 e início da década de 70. O ambiente é de um país que iniciara duas guerras e as perdera, e que então enfrenta novos conflitos decorrentes da divisão do país em Alemanha Ocidental capitalista e Alemanha Oriental, sob o controle da extinta União Soviética. O sujeito dessa história é uma juventude que sentiu de perto os efeitos da última Grande Guerra, que até o momento não encontrou paz por causa dos conflitos políticos ainda em fervorosa e que descobriu um meio simbólico e efetivo de trazer uma nova perspectiva à sua geração: a música.

A partir daqui você lerá eventuais "spoilers".




Porém, essa música em nada parecia com o que havia sido feito até então. A Alemanha estava acostumada com a música erudita; na indústria pop, a música do sucesso era o "schlager", um estilo alegre e bobo, de melodia fácil e com temáticas superficiais (qualquer semelhança com a atualidade é mera coincidência); e além disso, o rock'n'roll britânico e o estadunidense, com suas raízes no blues, já faziam sucesso entre os jovens alemães. Era necessário criar um vínculo identitário através da música, algo que soasse único, e é nesse ambiente que surgem as primeiras bandas do que viria a ser denominado "krautrock".



Engana-se, contudo, quem pensa que o krautrock foi um estilo coeso e homogêneo, pelo contrário, as sonoridades eram bastante diversificadas entre uma banda e outra. Também é preciso salientar que não houve uma cúpula que se reuniu e disse: "já que não estamos fazendo nada, vamos criar o krautrock". De fato, o termo veio de fora. A imprensa musical inglesa, que concorria com a alemã, foi a autora do termo que, diga-se de passagem, é uma expressão pejorativa. A expressão é uma abreviação de "sauerkraut", o chucrute, que traduzido literalmente é "repolho azedo". Um "kraut" portanto era uma espécie de xingamento aos alemães. No fim das contas que o nome pegou e acabou englobando uma série de bandas que tinham em comum apenas o fato de serem experimentais e alemãs.



O documentário traz uma série de entrevistas com os membros das principais bandas do movimento como Neu!, Can, Amon Düül II, Faust e até Kraftwerk que em seus primórdios estava inserido no movimento, somente vindo a se tornar totalmente eletrônica depois da primeira formação. A música eletrônica, aliás, foi uma das grandes sacadas da época. Atualmente já ouvimos músicas eletro até a exaustão, mas imagine isso numa época em que a maioria das pessoas sequer sabia o que era um sintetizador!

O krautrock foi, sem dúvidas, um dos movimentos musicais mais originais já vistos, abusando de experimentações, psicodelias e atitudes políticas. Infelizmente, não fizeram tanto sucesso comercialmente e o termo chega até a ser desconhecido de muita gente, apesar de que bandas como Kraftwerk conseguiram se projetar internacionalmente. É bem verdade que o documentário poderia explorar outras bandas que faltaram nesse repertório e que também foram de extrema importância para o movimento, porém, ainda assim é uma ótima pedida para quem gosta do estilo e também para quem quer saber do que tudo isso se trata.


Download:

Parte 1 - 300MB:

[4Shared]


Parte 2 - 209MB:

[4shared]

3 Responses so far.

  1. Marcos says:

    Da hora mesmo! Valeu pelo esforço em colocar este documentário na rede =)

  2. Muito obrigado pelo post. Nem sabia desse documentário... Vamos aprender um pouco sobre o krautrock, haha.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.