terça-feira, 12 de março de 2013
Avatar

Pensées Nocturnes - Discografia

0 comentários
Gênero: Neoclassical / Black Metal
País: França
Ano: 2008 - Dias atuais

Comentário: Certa noite estive ouvindo alguns dvds de música que eu tenho e que estavam meio esquecidos e me deparei com a discografia dessa banda, que não é um "grupo" qualquer e isso eu explico logo mais. Formado em 2008 em Paris, na mesma França em que Peste Noire, Deathspell Omega e Neige com seus incontáveis projetos comandam a cena,  Pensées Nocturnes nos brinda com um som clássico, erudito, rico mas muito desesperador, sombrio e único, o que os tornam diferente e muito fascinante.

Na realidade se trata de uma "One man band" idealizada e realizada por Vaerohn, que compõe e toca magistralmente todos os instrumentos. Abusando de instrumentos eruditos como flautas, violinos, pianos entre vários outros, contrasta com guitarras caóticas, vocais viscerais e uma cozinha consistente, e nos tras um ambiente totalmente obscuro, freak e doentio, mas lindo e encantador. Com uma discografia limpa, sem EP nem demos, Vaerohn já lançou três full-lenght, com o quarto pra ser lançado esse ano, e prontamente postado aqui, assim que se tornar disponível.

Com seu debut, Vacuum, lançado em 2009, Pensées Nocturnes faz um disco complexo com seis canções que já deixa claro o objetivo da banda. Com ingredientes brutais do true Black Metal e permeado de passagens depressivas e riffs de guitarras marcantes, o grande diferencial são os contrastes com instrumentos clássicos com um toque pessoal e intimista do compositor, deixando a evidente idéia de ser um projeto único e diferenciado, mesmo com alguns pecados na produção e poucos desleixos imperceptíveis. Em 2010 veio Grotesque para confirmar o talento e contornar as falhas do disco anterior, com um album ainda mais majestoso e completo. Os elementos depressivos ficaram mais escassos, mas presentes, a evolução vocal e instrumental é realmente grande, além da adoção de passagens de blues e jazz, acentuação acústica e uma ambientação mais circense e popular. Um trabalho mais indigesto, mais manso, mais complexo em relação a nuances sutis que o seu antecessor, porém num patamar acima de composição e produção, sanadas todas falhas do anterior, talvez precisando de uma 3ª ou 5ª audições para se tornar indispensável.

Em 2011 foi lançado Ceci est de la Musique, que seria o album Grotesque re-arranjado e remixado e disposto em uma única faixa e disponíbilizado apenas na internet. Reza a lenda que na realidade, Vaerohn teria gravado e distribuido esse cd com músicas inéditas apenas para seus amigos mais intimos. Chateado com o vazamento do mesmo para download, ele fez uma pegadinha, reproduzindo o disco anterior e distribuindo-o. O que vos disponibilizo seria o inédito(?) composto por apenas uma faixa, mas é muito estranho. Com Todos os elementos do seu antecessor e com algumas partes em comum muito dificeis de serem encaixadas, porem possivel, esse cd soa como novo, sendo diferente do anterior, gravado como uma peça conceitual. A falta de um roteiro, encarte e letras, além da falta de familiaridade minha com o francês, me deixa muito confuso para dizer que são o mesmo album. Mesmo após a audição exaustiva dos 2, creio que sejam trabalhos diferentes, com alguns pontos em comum, mas nem de longe descartando uma reescrita e reproduzida obra já feita. Comentem os pareceres de vocês.

Para quem gosta de neoclassical, black metal e um toque de experimentalismo, essa obra é imprescindível. Beira a perfeição o que esse senhor solitário faz, e a complexidade doentia tentar interpretar o que se passa na mente criativa e única desse ser. Um trabalho peculiar, lindo, evolutivo e que nos permite uma dose única e soberba de arte e acima de tudo, cultura. Um encanto único e indispensável.

LastFM / Website Oficial

Vacuum - 2009
Tracklist:
1.Lune Malade - 11:20
2.Flore - 09:05   
3.Dés-Espoir - 10:30   
4.Coups de Bleus - 10:42     
5.Epitaphe - 09:48   
6.Repas de Corbeaux - 08:24

Download:
Bitshare / Freakshare / Cloudzer / Turbobit / Rapidshare

Grotesque - 2010
Tracklist:
1.Vulgum Pecus - 03:11      
2.Paria - 09:21    
3.Rahu - 07:07      
4.Eros - 04:30      
5.Monosis - 09:33
6.Hel - 09:59      
7.Thokk - 08:18
8.Suivant - 02:05

Download:

Ceci est de la Musique - 2011
Tracklist: 
1.Ceci est de la musique - 55:00

Download:
Bitshare / Cloudzer / Turbobit / Freakshare / Rapidshare

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.