terça-feira, 5 de março de 2013
Avatar

The Underachievers - Indigoism

2 comentários
Gênero: East Coast Hip Hop
País: Estados Unidos
Ano: 2013

Comentário: Tyler, the Creator, e seu OFWGKTA trouxeram de volta à tona, no mundo do Hip Hop, uma fórmula que, de certo modo, andava esquecida: a dos coletivos. Desde o lendário Wu-Tang Clan que um agrupado de rappers não fazia tanto barulho conjunto - que fique bem claro aqui que não há comparação entre os dois grupos, nem no quesito qualidade, nem no quesito relevância; mas, na história mais contemporânea do Hip Hop, nenhum coletivo obteve tanto sucesso quando o Odd Future.
Talvez impulsionados por esse sucesso repentino, coletivos pipocaram aqui e ali. O Black Hippy, por exemplo, acabou não chamando muita atenção como grupo, mas alavancou a carreira de seus quatro membros: Jay Rock, Ab-Soul, Schoolboy Q e, principalmente, Kendrick Lamar. Essa tendência, entretanto, não se limitou ao crescimento dos coletivos mas, por meio deles, acabou influenciando na criação de todo um movimento. Diria Regina Casé que o movimento Beast Coast, nesse ano, vem que vem que vem com tudo.
Trata-se de um movimentação recente - tão recente que, até pouquíssimo tempo, a busca por "beast coast" no google resultava em "Did you mean: Best Coast", em referência à banda de Indie Pop de Bethany Cosentino. O evidente trocadilho com a costa leste americana foi cunhada por Joey Bada$$, membro do coletivo Pro-Era, o principal precursor do assunto aqui tratado, e nada mais é do que um influxo de novos artistas surgindo e exaltando a grande Nova York. A$AP Mob, liderado pelo seu, agora do mainstream, A$AP Rocky, é outro dos principais representantes desta manifestação.
Embora não tenha sido o "pai da criança", o duo The Underachievers embarcou na onda e chamou tanto a atenção por sua qualidade que acabou cavando um contrato com a Brainfreeder, gravadora de ninguém menos que Flying Lotus. A mixtape Indigoism, liberada para download gratuito, surpreendeu por sua enorme qualidade em todos os principais pontos do Rap: flow, rimas, produção, dentre outros tantos ótimos trunfos desse trabalho.
Eu sei que eu citei o A$AP Mob lá em cima, que lançou mixtape no ano passado, mas não se assustem: embora embalados pelo mesmo movimento, as letras dos dois grupos não se assemelham em nada. Em oposição à superficialidade e pobreza de vocabulário deste, os membros do The Underachievers se mostram ótimos compositores, bastante versáteis inclusive. Em suma: sua técnica é assombrosa se comparada ao descompromisso de alguns de seus pares.
As habilidades de MC remontam, inclusive, a alguns grupos dos anos noventa, como o Organized Konfuzion, de onde saiu Pharoahe Monch, ou o Goodie Mob, o qual impulsionou a carreira Cee-lo, em seu início. A construção de influências deu um ótimo resultado, principalmente por não soar "mais do mesmo", pela mistura de tudo, ainda bem temperada pelo toque de originalidade que a perspicácia do duo lhes permite. Tem gente se empolgando, até, tachando-os de "o novo Outkast". Se a alta expectativa corresponde à realidade, só o tempo dirá, mas uma coisa é clara: Indigoism é, de fato, um ótimo começo, que promete muito. Esperamos que se cumpra.




Tracklist:
  1. "Philanthropist"
  2. "Revelations"
  3. "So Develish"
  4. "Sun Through the Rain"
  5. "Maxing Out"
  6. "Herb Shuttles"
  7. "T.A.D.E.D."
  8. "New New York"
  9. "Land of Lords"
  10. "6th Sense"
  11. "My Prism"
  12. "Gold Soul Theory"
  13. "Potion Number 25"
  14. "The Mahdi"
  15. "Leopard Shepard"
  16. "Root of All Evil"
  17. "Play Your Part"


O Download pode ser feito ali embaixo, no próprio embed do DatPiff.com


2 Responses so far.

  1. domrafa says:

    melhor post, ótimo texto. essa mixtape é uma das melhores coisas que ouvi esse ano.

  2. Polim says:

    Oi, qal seu email? ainda tenho aquela melissa disponivel sim!!
    abraços

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.