sexta-feira, 1 de março de 2013
Avatar

VA - Doommantia Vol. 1

0 comentários




Gênero:
Doom Metal (Stoner, Sludge, Drone, Doom/Death, Tradicional, Pyschedelic Rock)
País
: Vários
Ano: 2012

Comentário: Doom Metal, um dos principais subestilos do Heavy Metal, muito provavelmente inclusive o primeiro de todos, cadencia e obscurece a música desde os anos 70. Lá se vão tantas décadas, onde o estilo se desmembrou em vertentes tão diversas como o popular Stoner Metal e o extremamente obscuro Funeral Doom, além da vibe atmosférica do Drone e o peso do Doom/Death ou do Sludge Metal. Nesse meio tempo milhares de bandas surgiram em todo mundo, mas nada se compara ao boom que o estilo teve dos anos 90 pra cá, quando surgiram bandas como My Dying Bride, Katatonia, Anathema e Paradise Lost, e nos anos 2000, com a internet. Internet que expandiu os limites do estilo de uma forma tão absurda que facilmente hoje em dia podemos ter acesso a bandas do estilo advindas do mais diversos cantos do globo, como a 1000 Funerals do Irã, o YOB do Japão, o Orphaned Land de Israel, o Mar de Grises do Chile e o Grämlich da África do Sul. E isso graças a sites de divulgação do estilo, como por exemplo, o Doommantia.

Na ativa a vários anos, o site se dedica a resenhas e entrevistas, de álbuns e artistas do gênero, em suas mais diversas vertentes, e se tornou uma referência no assunto, especialmente depois que criou o fórum Doommantia, um dos melhores lugares da internet pra se discutir Doom Metal com gente de todos os cantos do mundo. Porém, chegamos a parte da história que infelizmente é o objetivo deste post. O site foi cofundado por Ed Barnard, que ergueu o site de um mero blog à um site dedicado ao estilo como era até julho do ano passado, quando Ed sofreu um ataque do coração. Desde então Ed passou a necessitar de medicamentos caríssimos e cuidados médicos intensivos.

Ed e uma peita do Burning Witch. Moral.
Ed Barnard tem uma doença cardíaca congênita chamada de Síndrome de Eisenmenger. Seu mais eficiente tratamento é uma cirurgia delicada e de custo estapafúrdio, com os quais Ed não pode arcar. Após o acontecido, Ed conseguiu arduamente seguir sua vida até que, devido aos custos totais de cuidados médicos de internação, o cara foi despejado da casa onde morava e atualmente vive em abrigos, de favor ou na rua. Sim, a situação é trágica nesse nível. A situação de Ed gerou diversas atitudes de apoio ao cara, desde o apoio psicológico de toda a comunidade que acomapanhava o site, até ajuda financeira advinda de shows beneficentes, doações de amigos e até mesmo uma doação direta da Earache Records, uma das mais conceituadas gravadoras de Metal Extremo do mundo. Porém nada disso ainda foi suficiente para Ed, que piora a cada dia mais, como visto em atualizações postadas regularmente por sua esposa Sally Doomvixen no próprio Doommantia e nos fóruns.

Em vista disso, uma das mais legais formas de angariar custos em benefício de Ed foi esta coletânea que vos posto, Doommantia Vol. 1, um compêndio de nada mais nada menos que 39 bandas de Doom Metal de todo o globo e de mais variadas vertentes em mais de 4 horas de música, tudo isso coroado pelo lindíssimo artwork produzido pelo artista Coby Ellison e custando meros 7 dólares, em torno de 14 reais, disponível via download no Bandcamp. 7 dólares que além de ajudar Ed, traz consigo uma fantástica coletânea com somente bandas de qualidade surpreendentemente boa, do inicio ao fim. Desde Sludge, Death/Doom, Stoner e Psychedelic Rock até Drone, a seleção é realmente incrível. Eu confesso que adquiri a coletânea para ajudar Ed, mas me surpreendei positivamente logo na primeira audição com a qualidade das bandas aqui presentes. Então, esse post além de ser um apoio à Ed e ao Doommantia, é uma forma de apresentar-vos a uma das mais fantásticas coletâneas do estilo que vocês podem encontrar por aí.

Óbviamente neste post não haverá links para download, vou deixar apenas o link da coletânea no Bandcamp para que comprem e ajudem Ed se se interessarem. Só pra citar, a pouco mais de dois anos atrás o criador do Ignes Elevanium, Alexandre Ferreira, nosso querido Alx, faleceu devido ao mesmo problema cardíaco. Uma infeliz coincidência que só nos motiva ainda mais à divulgar a coletânea e tentar ajudar Ed da forma como podemos. Ajudem também. E lembrem-se: eu não estou exagerando só por que é uma causa nobre. A coletânea é realmente excelente. Vale muito a pena. Doações de qualquer valor independentes da coletânea também podem ser realizada no próprio site do Doommantia, à direita, via paypal. E é isso, agora é com vocês.

Tracklist:

1. Blackwolfgoat - Tyche 04:11
2. At Devil Dirt - Let It Flow 06:57
3. Low Gravity - 27 Names 07:42
4. Ichabod - Hollow God 05:46
5. Fister - Deaf Wish 04:40
6. Undersmile - Anchor 12:43
7. Compel - A National Acrobat (Black Sabbath) 06:50
8. Iron Man - Choices (Acoustic) 04:28
9. Wizard's Beard - Subirse el Muerto 08:34
10. OceansRainbow - Metatron's Cube 12:28
11. Beelzefuzz - Peace Mind 02:35
12. Conan - Hawk as Weapon (Live) 06:50
13. Lazarus Complex - The Least of These 04:42
14. Spyderbone - Your God 05:15
15. Order of the Owl - Cocaine Super Demon (7-Inch Edit) 05:55
16. Dope Flood - Uncertain 04:42
17. War Injun - War Injun 07:50
18. Heathen Bastard - Cannabis Giganticus 03:17
19. Halmos - Theory 05:56
20. Križ - Surrounded by Evil (Fulfilled with Love) 04:22
21. Bongripper - Sex Tape 04:12
22. Demonaut - Fallen/Risen 05:15
23. In the Company of Serpents - Malice 07:38
24. Switchblade Jesus - Oblivion (Live) 07:08
25. Pale Divine - Black Coven 06:10
26. When the Deadbolt Breaks - The Scavengers Daughter 07:24
27. Bastard of the Skies - Grays Sports Almanac 03:49
28. Gorgantherron - Cemetery Shoes 03:31
29. Screaming Mad Dee and Alex Vanderzeeuw - The Situation Dies 02:47
30. Chowder - The Innsmouth Look 03:40
31. War Iron - Inch Cape 12:09
32. Hollow Leg - Warbeast 06:41
33. Crawl - Butchers Hollar 02:48
34. Desolation - The Light is Gone 10:35
35. Ketea - Quiet Ruin 09:18
36. Sludgethrone - Tortured Reach 07:00
37. Vulture - Long I Crawl 05:38
38. Wolfpussy - Last Call 03:25
39. The Departure - Farewell 03:50

Pra ouvir e comprar no Bandcamp:



Só pra sacarem o nível da coletânea, temos coisas a esse patamar aí no meio. Finíssimo.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.