quarta-feira, 8 de maio de 2013
Avatar

Tom Caruana - Wu-Tang vs The Beatles

0 comentários
Gênero: Mashup
País: Estados Unidos
Ano: 2010

Comentário:  O mundo dos mashups ainda é, infelizmente, meio desconhecido entre os ouvintes de música, até mesmo nos grupos mais dedicados. Eu, particularmente, também conheço pouco; um Grey álbum aqui, 365 mashups ali. Ainda assim tenho um favorito: Wu Tang Vs The Beatles: Enter the magical mistery chamber.

Juntando, como é de se perceber, Beatles e Wu Tang Clan, o DJ Tom Caruana estava fazendo, a princípio, algo que praticamente todos que fazem mashup já fizeram: O fab four com hip-hop. Mas essa mixtape tem algumas peculiaridades que, no fim, se somam pra fazer um som novo e grandioso.

O trabalho é completo, ou seja, é um álbum inteiro. Batendo em quase 1 hora e 20 de duração, o disco aborda samples de basicamente toda a carreira dos Beatles – que formam a parte instrumental – além de raps a capela de diversos trabalhos do Wu Tang. Passando de singles obscuros da carreira dos Beatles e por vários dos grandes trabalhos paralelos dos membros do Wu Tang, o disco me parece ter um foco: Adicionar a sonoridade dos Beatles às músicas clássicas do Wu-Tang e não exatamente somar os dois em doses iguais.

Justamente por terem praticamente todos os samples vocais, as músicas do coletivo rapper tem uma vantagem de identificação. Isso, tendo também em vista a escolha de muitos dos samples de Beatles, acaba puxando a sardinha pro lado do hip-hop. O que não quer dizer que a sonoridade pop dos anos 60 não seja marcante. As músicas ganham uma roupagem completamente nova, fazendo com que soem incrivelmente como um parto bizarro das duas épocas opostas da música. É estranhamente normal ouvir a levada da guitarra de Harrison ou do baixo de Paul com as rimas de GZA ou Method Man.

A seleção de faixas é muito boa. Alguns clássicos de ambos os lados são abordados, como Crimology, C.R.E.A.M e Get Back. Outras faixas me surpreenderam, Clientele Kidd e Run. Um detalhe, que creio ser prova do esmero posto nessa mixtape, são os próprios samples de entrevistas com os Beatles e fãs, postos antes de muitas faixas. Eles, além de documentação da beatlemania, servem como uma espécie de substituto aos samples de filmes antigos de kung-fu tão marcantes no começo das músicas dos Wu-Tang.

No geral, recomendo esse disco não só pra quem gosta de Beatles e Wu-Tang e mashups em geral, mas também pra quem está querendo começar no hip-hop. Somar as rimas a bases mais conhecidas e fáceis de digerir tranquiliza muito a compreensão do que compõe o hip-hop. Essas convenções permitem pensar não duas coisas ao mesmo tempo – batida e rima – mas somente a parte falada. Depois é só um pulo para começar a curtir o gênero, que eu particularmente pretendo postar muito ainda.


Tracklist:
1. Wu vs Beatles - 1:30
2. C.R.E.A.M - 3:20
3. Got your money - 3:43
4. Forget me not - 4:09
5. Back in the game - 4:48
6. Uh huh - 3:31
7. Criminology - 3:11
8. Da mistery of chessboxin' - 2:01
9. Daytona 500 - 3:20
10. Labels - 2:50
11. Smith Bros. - 1:38
12. R.E.C Room - 3:28
13. Wu vs Beatles (skit) - 1:14
14. Mighty Healthy - 3:11
15. Clientele Kidd - 2:52
16. Cutting it up - 3:09
17. Release Yo self - 2:57
19. Run - 2:37
20. Cross my heart - 2:08
21. Uzi (pinky ring) - 4:36
22. Bizarre - 1:32
23. Slang Editorial - 2:05
24. Save me dear - 3:04
25. The movement - 2:35
26. Wu Tang Cream Team line-up - 3:28
27. Wu vs Beatles (outro) 2:24

Download:

MEGA

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.