domingo, 2 de junho de 2013
Avatar

Beady Eye - BE

0 comentários
Gênero: Britpop
País: Inglaterra
Ano: 2013

Comentário: O ano era 2009 e uma briga minutos antes de um show em Paris colocava um ponto final na história de uma das bandas que melhor representava o bitpop, o Oasis. Uma guitarra destruída, uma série de insultos proferidos e Noel Gallagher abandonava seu irmão-problema e seus companheiros banda. Dois anos após o fim do Oasis, Liam, Gem, Andy e Chris seguiram juntos e formaram o Beady Eye. Noel preferiu se aventurar em uma carreira solo.

Uma série de dúvidas então surgiu. Liam conseguiria se virar sem o talento de seu irmão? Noel conseguiria levar um show inteiro apenas com sua voz? O Oasis algum dia iria voltar?

A primeira dessas dúvidas a ser respondida foi quanto a Liam e seu Beady Eye. 'Different Gear, Still Speeding', o debut de sua nova banda, foi lançado em 2011. Liam usou sua estratégia de marketing de sempre, xingou deus e o mundo e disse que o disco novo de sua banda seria o melhor que ele já havia feito ... mas, não foi. Algo parecia estar errado. Aí veio o debut solo de Noel, o 'Noel Gallagher's High Flying Birds' e terminou de tirar o brilho do já apagado 'Different Gear, Still Speeding'. 'High Flying Birds' foi aclamado pela mídia e pelos fãs e mesmo que a maior parte das músicas tivessem sido compostas anos atrás e não aproveitadas no Oasis, o disco parecia novo, moderno, instigante. E assim foi o começo nada positivo do Beady Eye. Eu não gostei de Different Gear. Você não gostou de Different Gear. Nem o Liam gostou de Different Gear.

O Beady Eye precisava se reinventar, precisava tirar aquele gosto de mijo de gato que ficou na boca de todo mundo e essa tarefa ficou a cargo de Dave Sitek, produtor responsável pelos discos do Yeah Yeah Yeahs e guitarrista do Tv on the Radio. Deu certo! BE soa completamente diferente de seu antecessor, soa novo mesmo tendo como referência as bandas dos anos 60 que Liam tanto ama. Sitek fez a banda sair de sua zona de conforto, inovar, buscar novas sonoridades, mudar. O resultado foi excelente. Nenhum efeito foi usado nos vocais e, com certeza, foi a melhor opção.

 A primeira faixa do disco, "Flick Of The Finger", traz um set de metais, que a cada audição, soa melhor. Liam disse em uma entrevista que "quem usa drogas vai curtir esse disco", e essa frase se justifica em "Soul Love", com sua psicodelia na medida exata é um dos grandes destaques do disco. "Second Bite Of The Apple", primeiro single do disco, começa tímida, dá a impressão que não vai engrenar, mas acaba por se transformar em uma grande música, que melhora a cada segundo.
 "Soon Come Tomorrow" se destaca, trazendo mais um pouco da psicodelia que deu um toque tão especial a BE. "I'm Just Saying" é envolvente, divertida, dançante. É pop, mas não é.

"Don't Brother Me" é, claramente, um recado para Noel. A beleza da música demonstra que Liam é sim capaz de se virar sem o irmão, ao mesmo tempo que oferece trégua, 'Come on now, give peace a chance. Take my hand, be a man', canta Liam em uma música que impressiona pela simplicidade e profundidade. É uma canção para unir todos os irmão brigados do mundo, cantando juntos e com o isqueiro levantado.

"Shine A Light" é, talvez, o único ponto fraco do disco. Mas, nada que seja capaz de apagar seu brilho. BE termina magistralmente com "Ballroom Figured" e a lindíssima "Start Anew". 
O Beady Eye ainda precisa enfrentar muitas coisas. Mais pelo jeito falastrão do Liam do que qualquer outra coisa. Na minha opinião, BE já nasce um clássico. É um disco que tem como maior trunfo a vontade de ficar ouvindo repetidas vezes.

Livre-se das amarras do preconceito. Esqueça o primeiro disco. Esqueça o Noel. Esqueça o Liam. Dê uma chance para este grande disco. Não haverá arrependimentos, eu garanto.

Tracklist:
1. Flick Of The Finger
2. Soul Love
3. Face The Crowd
4. Second Bite Of The Apple
5. Soon Come Tomorrow
6. Iz Rite
7. I'm Just Saying
8. Don't Brother Me
9. Shine A Light
10. Ballroom Figured
11. Start Anew
Bonus Tracks:
12. Dreaming Of Some Space
13. The World's Not Set In Stone
14. Back After The Break
15. Off At The Next Exit
16. Girls In Uniform
17. Evil Eye

MEGA // Novafile

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.