terça-feira, 25 de junho de 2013
Avatar

Deleyaman - Second

1 comentários
Gênero: Ethereal, Experimental, World Music, Darkwave
País: EUA/França
Ano: 2003

Comentário: Começarei este post como Second se inicia: pelo fim! Então, se eu pudesse resumir em uma frase – que na verdade é uma junção de palavras – o que o álbum é, contém e proporciona, talvez, essa seria: “Dolorosamente sedutor”. Deleyaman não é uma banda muito famosa e, para um conhecedor voraz do assunto, quiçá seja uma dessas que fazem mais do mesmo, afinal, o Ethereal é bem “esteticamente simplório", apesar de profundo. Mas, o que importa não é o que se faz e sim como se faz!

Deleyaman foi formada em 2000 pelo multi-instrumentista Aret Madilian – quem é armênio, mas residia nos Estados Unidos e depois se mudou para França –, Gerard Madilian e Beatrice Valantin. O primeiro álbum, intitulado “00/1” e gravado em 2001, fora feito de maneira caseira e amadora em uma espécie de “home Studio”, e não chegara sequer a ter expressão no cenário underground francês. Cantado predominantemente por Aret, enquanto Beatrice atuava nos backing vocals; falava das obras poéticas antigas dos trovadores armênios. Gerard, por sua vez, assumiu um instrumento antigo chamado “duduk” – é um instrumento de sopro que tem mais ou menos 3.000 anos de idade –; e junto aos sintetizadores, guitarras sampleadas, baixo e percussão feitos por Aret, esta fora basicamente a construção sonora de “00/1” e o primeiro passo para o Second.

Lançado dois anos após o primeiro, Second parece ter sido a continuação triste de 00/1 – bem como o álbum sucedente, o “3”, é mais triste ainda. Então, posso dizer que Second é na verdade um meio termo entre o mais experimental (“00/1”) e o mais triste (“3”). Traz uma pegada meio oriental e os vocais de Aret são muito sedutores, tais quais são lamuriosos os de Beatrice – este álbum marca a atuação de Beatrice como vocal e divisão deste em duetos com Aret. A construção instrumental permanece basicamente a mesma do primeiro, embora em Second já conste a presença da baterista Maria Bjorlingsson, quem divide outros instrumentos estranhos com Gerard e Aret, como o saz (?), oud (??) e def/daf persa (??).

Second é um álbum ao contrário: ele começa triste (com a faixa “Sparrow”) e termina alegre (com a faixa instrumental “Dice”). Suas músicas são cantadas em outros idiomas além do armênio e inglês, como sueco; e vão muito além dos gêneros musicais descritos logo no início do post! De uma maneira geral, é muito difícil categorizar as músicas/álbuns de Deleyaman – principalmente depois que a banda assinou com a gravadora Equilibrium Music e lançaram mais dois álbuns e, recentemente, um single. Então, eu posso dizer que neste mesmo álbum tem algo de Neoclassical, Dark Ambient, New Age e sei lá mais o quê!

P.S.: Destaque para faixa 04, "Ambi Metch".

Site Oficial || Lastfm || Facebook || Bandcamp

Tracklist:
01. Sparrow
02. The Door
03. Îken
04. Ambi Metch
05. Battlefield
06. Lei Lei
07. Yana
08. 5th Day
09. Black Rainbow
10. Arev
11. Dice

Download: Mega || Outros Links

One Response so far.

  1. ótima banda ! Valeu pelo álbum.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.