sábado, 20 de julho de 2013
Avatar

Belle & Sebastian - If You're feeling sinister

0 comentários


Gênero: Indie Pop
País: Escócia
Ano: 1996

ComentárioBelle & Sebastian é uma banda de indie pop escocesa criada no final dos anos 90. Não, não é uma dupla, mas sim um grupo com diversos membros e instrumentos. Para ser sincero, passei anos - antes de ouvir a banda - achando que era uma espécie de She & Him. Eu estava muito, muito errado.

Os rapazes e moças de Glasgow fazem um pop de muita personalidade. No seu segundo disco, If you are feeling sinister, lançado em 1996, eles fizeram o que creio ser clara marca de forte gênio. A arte, entre outras coisas, nos permite produzir coisas contraditórias. Toda obra de arte pode acabar transmitindo dois sentimentos, duas impressões distintas, diametralmente opostas e ainda assim não soar falsa. Na música, IYAFS é um grande exemplo disso.

De um lado, temos um pop acalentador, num ritmo que varia basicamente entre o devagar e o ligeiramente animado. Com harmonias vocais, diversa instrumentação e boa variedade melódica, tudo se junta numa composição bem harmoniosa e, diria eu, fofa. Nada piegas ou clichê, exatamente o que um pop não megalomaníaco feliz e reconfortante deveria ser. 

Mas aí, de outro lado, temos o extremo oposto. Letras espiraladas numa melancolia extrema, reminiscentes de um imaginário adolescente. Corações partidos, invernos e verões solitários, isolamento social e cultural, tudo o que aflige o espírito de um jovem não necessariamente inserido no seu ambiente.

Murdoch, o vocalista e compositor da banda, escreve pequenas histórias, sempre com finais ou indagações vagamente depressivas. A faixa-título, por exemplo, pergunta tristemente mas nunca responde. Em Stars of field & track temos um bom exemplo do tom do disco; uma instrumentação progressiva, com trompetes, bateria e guitarra em crescendo e uma voz melancólica declamando aforismos melancólicos.

Não é difícil se sentir parte dessas pequenas narrativas. Quem - e somos quase todos - nunca se sentiu deslocado ou esquisito na adolescência? Querendo sair logo daquele momento, sem sequer se importar com se o que viria depois era de fato melhor?

É por meio de uma experiência sonora como a de Belle & Sebastian que nós vemos e ouvimos, em uma cápsula com menos de uma hora de efeito, que nossa juventude pode sim ter sido contraditória e ainda assim natural e compreensível. Não há coisa mais estranha do que olhar com carinho e saudades para um tempo que taxávamos em sua duração como a pior fase de todas.

É a magia da nostalgia, e por isso creio que If You're Feeling Sinister é um disco nostálgico. Ele carrega consigo aquela reminiscência, que apaga alguns pesares mas não os excluí totalmente; nos entorpece para o passado sem modificar-lo. É a cortina do tempo em forma de um long-play. 




Tracklist:
1. The Stars of Track and Field - 4:48
2. Seeing other people - 3:48
3. Me and the major - 3:51
4. Like Dylan in the movies - 4:14
5. The Fox in the snow - 4:11
6. Get me away from here, I'm dying - 3:25
7. If you're feeling sinister - 5:21
8. Mayfly - 3:42
9. The Boy Done Wrong Again - 4:17
10. Judy and the dream of horses - 3:40


Download: MEGA


Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.