segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Avatar

Ghost - Infestissumam

0 comentários
Gênero: Heavy/Doom Metal
País: Suécia
Ano: 2013

Comentário: O teste do segundo disco é sempre algo duro pela qual todas as bandas devem passar, e com o Ghost não foi diferente. Após mostrar um ótimo disco de estreia, a banda tinha que provar agora, que conseguiria manter a fúria apresentada no primeiro disco, e que conseguiriam mudar dentro da banda, sem causar estragos.

Enquanto o primeiro disco apresentava musicas guiadas por baixo, melodias que davam a sensação de estar preso em um loop e letras um tanto interessante, o segundo disco surge diferente, claramente que as letras continuam com o mesmo impacto, assim como a caracterização da banda e o proposito, mas a sonoridade ganhou uma textura muito mais forte e impactante com esse novo disco e isso é algo que vemos logo na primeira musica, “Infestissumam”, que aparece certeiramente como uma espécie de coral de cardeais de uma igreja, é também a musica que serve de cabeça para “Per Aspera Ad Inferi” que ainda possui elementos do disco anterior, mas com sonoridade melhor trabalhada.
E é em “Secular Haze” que vemos uma cartada genial, o uso do teclado de maneira repetitiva, guiando a musica sabiamente, dando uma sensação incrível de você estar em um circo de horrores. É uma melodia que ao mesmo tempo em que parece engraçada e animada, parece também algo bizarro e surreal.

“Ghuleh/Zombie Queen” começa com uma sonoridade calma e limpa, linda de se ouvir, e é ai que eu vejo a beleza de Ghost, é interessante você ouvir tais musicas com essa melodia e saber que as letras e o proposito esconde algo que muitos julgam ser banal e tratam como um tabu, a canção possui uma atmosfera de adoração e calma, até certo ponto, quando é quebrada por um som rápido e constante, mas que não faz a musica perder sua essência.

“Year Zero” começa com o nome de vários demônios, acho que a essa altura do texto já não é novidade que a banda possui um teor satanista, né? Mas sobre isso falarei já já, foquemos na musica. Aproveito essa musica em especial para falar do vocal do adorado Papa Emeritus, a voz dele é uma das ótimas sacadas de Ghost, pois ela é limpa, sem grito, sem força, suave e calma, como deve ser, e isso torna as coisas interessantes, pois ela transmite um conforto misturado com afago, mas ao mesmo tempo é angustiante de certo ponto.  A sonoridade da canção casa perfeitamente com o tom de invocação e adoração que a letra tem.

O disco termina com “Monstrance Clock”, que funciona perfeitamente para fechar o disco, ainda mais com a frase “Come Together”, que funciona mais ou menos como um “agora que o disco acabou, escolha o lado”.

Agora sobre o satanismo de Ghost: Eu sempre tive receio ao ouvir bandas com esse teor, geralmente eram bandas sem nada a oferecer, com um vocal berrando nos meus ouvidos e falando de satanás, tais bandas parecem uma tentativa muito infantil e chata de ser diferente perante a sociedade. E então vem Ghost, soando quase que como um “Quem disse que para falar de satanismo precisa gritar?” e aparece com sonoridade limpa, agressiva e calma, ao mesmo tempo reconfortante e angustiante. É muito comum ver gente tentando quebrar tabus e fazendo isso de maneira exagerada e acabar parecendo infantil, mas ao ouvir Ghost você aceita a banda realmente como uma espécie de igreja católica do diabo, e é interessante ver que uma banda que se caracteriza daquela maneira, não parece ridícula ou infantil.

Enfim, Ghost passou no teste do segundo disco de forma brilhante, trazendo-nos ótimas musicas e um prato cheio de sonoridades bem construídas. E repito,  as intensidade das musicas é algo incrível de se ver, a calma que elas passam, todo esse sentido de adoração e ao mesmo tempo uma certa angustia, é um balanceamento perfeito que a banda faz. 


Tracklist:
1. Infestissumam
2. Per Aspera ad Inferi
3. Secular Haze
4. Jigolo Har Megiddo
5. Ghuleh/Zombie Queen
6. Year Zero
7. Idolatrine  
9. Depth of Satan's Eyes
10. Monstrance Clock

Download: Megashares/Solidfiles/Sendmyway

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.