segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Avatar

Syven - Aikaintaite

0 comentários

Gênero: Dark Folk, Dark Ambient, Tribal, Neofolk, Ritual Ambient
País: Finlândia
Ano: 2011


Comentário:

Achei que seria bastante trabalhoso falar algo dessa banda, mas a biografia presente no endereço oficial da banda me ajudou muito. Na realidade, é uma auto-biografia tão boa, que a postarei aqui, na íntegra.

"Syven procura criar músicas sombrias, pesadas, primordiais e até mesmo xamânicas, onde a força motriz é o instrumento de cordas tradicional finlandês, o kantele, acompanhado por camadas de sintetizador atmosférico, percussão ritualística e distorção pesada, se for o caso. Também empregamos uma variedade de vocais que variam desde corais masculinos graves até guturais rosnados, cânticos e performances xamânicas, tudo isso que ajuda a trazer vida aos temas abrangentes da natureza, as lutas da realidade, a brutalidade da sobrevivência, mas também a admiração e a solenidade que se encontram nela.

Instrumentos de criação própria formam os pilares do nosso som. A.T. [membro da banda] construiu os 15 kanteles de corda acústicos, os 12 kanteles de corda elétricos, os tambores Lapland e criou todos as paisagens sonoras sintéticas. A produção, a gravação, a mixagem, etc. da nossa música são feitas inteiramente por nós mesmos, e também criamos toda obra de arte visual e mídia, incluindo tintas, lápis de cor, e algumas manipulações digitais." (Tradução livre).

Já que a banda faz uma apresentação tão objetiva e clara de si própria, resta-me pouco a falar sobre o assunto. Apenas acrescentarei os dados de que os componentes são A. T. nos instrumentos e A.K-S nas vocalizações e farei considerações sobre as sensações.

Syven foi uma banda que me chamou a atenção há bastante tempo, desde que ouvi uma música sua na coletânea de neofolk Whom the Moon a Nightsong Sings. O diferencial da banda era justamente a sensação de primitivismo, de algo tribal e ancestral. É uma mistura interessante de música ambient, do neofolk e dessa característica "xamânica" ressaltada pela banda.

O álbum Aikaintaite possui cinco músicas que variam numa mesma atmosfera. A presença dos vocais graves masculinos é algo marcante em Syven, assim como os tambores. De vez em quando, como na música Jäljet ouve-se a utilização de alguns acordes com distorção, mas tudo é feito de uma maneira que não prejudique a organicidade primitiva da banda.

Essa banda faz parte das coisas que ouço enquanto estudo, já que é um som profundo, meditativo, belo e transcendente. Sem mais delongas, vamos ao som que é o que importa, deixe-se entregar às "paisagens sonoras" e faça uma viagem espiritual e ancestral.

P.S.: Essa capa é extremamente criativa, com esse crânio, acredito eu, de um protoceratops. O material a ser baixado contém mais artes dessa que fazem parte do CD físico.


Tracklist:

01. Syvyys - 06:55
02. Jäljet - 19:22
03. Ne, jotka selviävät talvestamme - 18:46
04. Jäänkätkemä - 07:45
05. Tuulenvire - 12:07

Total: 64:55

Download:


Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.