sexta-feira, 13 de setembro de 2013
Avatar

Irfan - Seraphim

2 comentários
Gênero: Ethereal, World Music, Experimental
País: Bulgária
Ano: 2007

Comentário: Um dia eu ainda me visto de dançarina do ventre e saio dançando essas músicas por aí! Claro, Irfan não é uma banda propriamente de música folclórica árabe dessas que figuram as mil e uma noites, apesar de falar sobre e sofrer influência! De qualquer forma, esta é mais uma pupila de nossa velha conhecida Prikosnovénie – famosa gravadora independente de Ethereal que lançou obras de Artesia, Caprice, Δαιμόνια Νύμφη (Daemonia Nymphe), Flëur, Les Secrets de Morphée, entre outros. E, do mesmo modo, Irfan não é tããão inédita para o blog assim, haja vista que apareceu na Coletânea de World Music do Matheus Henrique (ironicamente com a mesma música que deixarei em destaque vagabundo!).

Formada em 2001, Irfan traz musicistas que já pertenciam ao cenário da música tradicional local e proviam de bandas como Isihia, Om e Zarathustra. O nome vem de um signo utilizado no Sufismo – uma das correntes do Islão – que vem do árabe/persa e pode ser traduzido como “gnosis”, “conhecimento místico” ou “revelação”. Antes de Seraphim, o grupo possui apenas um álbum, cujo nome é o mesmo da banda e fora lançado em 2003.

As músicas de Irfan, além de sofrerem influência, falam sobre o folclore e música sagrada que permeiam as regiões/povos da Bulgária, Bálcãs, Pérsia, Caucásia, Oriente Médio e África do Norte, bem como a música medieval europeia e bizantina. Para quem não sabe, Hagia Sophia – a música em destaque – ou Santa Sofia é o nome de uma igreja construída em 532-537, em Constantinopla (capital do Império Bizantino), erguida em homenagem à segunda pessoa da Santíssima Trindade; Sophia vem de “sabedoria” e seu nome completo pode ser concebido como “Igreja da Santa Sabedoria de Deus”.

A construção instrumental é baseada em percussão tradicional medieval, violão de sete cordas, viola de gamba, darbuka, daf, bendir, oud, saz, santoor, duduk, entre outros instrumentos tradicionais, principalmente oriundos da Índia. Uma curiosidade sobre Irfan é que esta banda ficou famosa por conta dos vocais etéreos masculinos, dos quais sempre surgem em contraponto e em segundo plano aos místicos vocais femininos de Denitza Seraphimova.

P.S.: Recomendo também a faixa nº 05, "Fei".


Tracklist:
01. Simurgh
02. Invocatio
03. Hagia Sophia
04. Vernal Garden
05. Fei
06. Los Ojos De La Mora
07. Star Of The Winds (Khaukab Al Hawwa)
08. Invocatio II
09. Return To Outremer

Download: Mega || Outros Links

2 Responses so far.

  1. Matheus Henrique says:

    Gostei do post, mas nem me lembre dessa coletânea, me faz relembrar o HD que perdi com ela e muitas várias outras coisas que eu jamais devo encontrar de novo, mas me deu inspiração pra postar algo sobre world music, obrigado de qualquer forma.

  2. Ariel says:

    Hahahaha eu sei exatamente como é isso, MH! Eu também perdi um HD. =/

    E aguardo seu post de World Music, viu?! Estou gostando dessa sua fase de posts semanais! ♥

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.