quarta-feira, 4 de setembro de 2013
Avatar

Luiz Gonzaga - Aquarela Nordestina

0 comentários
Gênero: Forró, Baião
País: Brasil
Ano: 1989

Comentário: Luiz Gonzaga, o rei do baião, querido por todos os brasileiros que conhece pelo menos um pouco de sua cultura musical. Nascido em 1912, Luís foi uma importante peça não só para o forró, mas para a musica brasileira em sua totalidade. Conseguia ter uma sonoridade autentica, guiando uma sanfona e cantarolando letras que hoje são consideradas poesias. 

Começou a dedicar-se a musica após sair do exercito, em 1939. Começou tocando em pontos de prostituição, musicas simples, que não fazia muito sucesso, mas em 1941 apresentou uma musica de sua autoria chamada “vira e mexe” que chamou atenção das pessoas e que lhe rendeu contrato com gravadora. 

E o disco que trago aqui deste grande compositor é “aquarela nordestina”. Lançado em 1989 o disco traz a essência de Luiz Gonzaga através de musicas executadas da melhor forma possível. Abrindo com “A rede Véia” somos logo apresentados ao típico forró dançante tocando em festas der são João, guiada pela sanfona que segue uma letra que funciona quase que como um alivio cômico.  


“Menino de Braçanã” traz um arranjo de cordas muito bem estruturado que se diferencia das outras musicas do disco, além de uma letra gospel. Enquanto “Aquarela Nordestina” aproveita as melodias da sanfona e preza por uma voz mais mansa.

"Cidadão" funciona quase que como uma musica de protesto, fala-se nela da dura vida de vários trabalhadores que ajudam a levantar a cidade, prédios, escolas, mas que são excluídos de tal "privilegio". A musica foi, anos mais tarde, imortalizada na voz de Zé Ramalho. Já “Para Não Morrer de Tristeza” fala sobre a paixão por uma garota de programa que troca uma provável vida de lixo, pelo local de trabalho. 


No fim, o disco retrata bem a arte de Luiz Gonzaga, além de mostrar da melhor forma possível, as raízes de um estilo já banalizado hoje em dia.


Tracklist:
1. A rede véia
2. Vamos chegando pra lá
3. Menino de Braçana
4. Aproveita xará
5. Aquarela nordestina
6. Quero uma mulher
7. Me abufelo
8. Cidadão
9. Canto do sabiá
10. Pra não morrer de tristeza
11. Bia no frevo

Download: Mega / Megashares / Solidfiles / Sendmyway

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.