segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Avatar

Filipe Catto - Fôlego

5 comentários
Gênero: MPB
País: Brasil (Lajeado - RS)
Ano: 2011

Comentário: Filipe Catto é aquele artista que te pega na primeira nota musical e te rasga quando abre a boca. Um artista que sempre quis ser cantor, frequentava desde cedo os eventos que o pai produzia, e vivia imerso à música por conta da família musicista que tinha. Edith-Piafiano, Amy-Winehousiano e Cassia-Elleriano doente, desses que até se emociona quando fala das cantoras. Teve influência delas na sua poesia que transborda em sentimentos à flor da pele! Com um timbre um pouco acima do tom esperado para um homem, é comumente comparado ao Ney Matogrosso. Uma comparação leviana que desaparece assim que você se deixa levar pela arte do cantor.

Catto veio ganhando destaque na mídia nacional após entrar com a música “Saga” para trilha sonora da novela “Cordel Encantado”, em 2011. Nesta época, o cantor havia gravado apenas um EP homônimo à música, em 2009, a qual, penso eu, até hoje é seu maior – e merecido – sucesso. No mesmo ano (2011), Filipe assinou contrato com a gravadora Universal Music e lançou seu primeiro álbum: Fôlego. Este ano, lançou um DVD/CD intitulado “Entre Cabelos, Olhos e Furacões” resultado da turnê do primeiro álbum. Bem como participou da trilha sonora de outras novelas como "Sangue Bom" e "Saramandaia".

Posso afirmar que Fôlego é um verdadeiro compilado de poesias musicadas de autoria própria e regravações de Catto, estas últimas, por vezes inusitadas e não menos grandiosas, como a música “Garçom” (faixa 10) de Reginaldo Rossi. Muito embora a sensibilidade do cantor seja aguçada para releituras como “Ave de Prata” do Zé Ramalho e até mesmo algo mais recente como “Dia Perfeito” da banda gaúcha Cachorro Grande, chama-me muito mais atenção as composições próprias de Filipe Catto, pois falam do corriqueiro e de tudo aquilo que somos passíveis de sentir.

Esta afloração de sentimentos comuns a nós é exposta logo na primeira faixa, cujo nome é “Adoração”; fala de um amor platônico no futuro do pretérito (algo que não existirá) na ansiedade do desejo:

“[...]Eu adoraria, eu adoraria
Saber o percurso da tua boca à minha
Eu adoraria, eu adoraria
Ter de noite e de dia
[...]
Pele que é pouca e não se aguenta
Morre de vontade, dispensa ladainha [...]”

Do mesmo modo, “Saga”, a música mais famosa do cantor, é também aquela que descreve as mazelas do amor que nos chega sorrateiro e, no fim, nos amargura:

“[...]Mas, de repente, uma farpa meio intrusa
Veio cegar minha emoção de suspirar
Se eu soubesse que o amor é coisa assim
Não pegava, não bebia, não deixava embebedar [...]”

Outra característica de Fôlego é o jeito quase lúdico como Catto oscila entre um gênero musical e outro sem pudor. Em um mesmo álbum encontramos Samba – em “Roupa do Corpo” –, Blues – na faixa 03, “Johnny, Jack and Jameson”, esta que é uma homenagem à cantora Amy Winehouse, onde tal nome veio de nomes de uíques: “Johnny (Walker), Jack (Daniels) and Jameson (Irish)” – e até mesmo Tango – em “Alcoba Azul” e "Saga". De um lado, o álbum é sensual e, do outro, dramático.  Em suma, Fôlego é passional!

P.S.: Queria agradecer mais uma vez ao Fabio Gomes, do Som do Norte, quem muito gentilmente me ensinou como colocar esse player super charmoso que vocês verão no final do post!

Facebook || Site Oficial || Lastfm

Tracklist:
01. Adoração
02. Gardênia Branca
03. Johnny, Jack and Jameson
04. Redoma
05. juro por Deus
06. 2 Perdidos
07. Alcoba Azul
08. Saga
09. Nescafé
10. Garçom
11. Crime Passional
12. Roupa do Corpo
13. Frase Feita
14. Dia Perfeito
15. Ave de Prata

Download: Mega || 4shared

5 Responses so far.

  1. Excelente análise! Filipe Catto é o maior talento da MPB que surgiu nos últimos anos. Um talento imenso, que ainda vai dar muito o que falar e o que se ouvir, naturalmente. Sou mais do que fã!

  2. Ariel says:

    Obrigada Klaudia! Também sou mais do que fã!

  3. Jo Fagner says:

    Ta off :( preciso mt desse album, minha vida \o/

  4. Opa! Muito obrigado!
    Ótimo disco em ótima qualidade!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.