quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Avatar

Sobre a Máquina - Sobre a Máquina

0 comentários


Gênero: Drone/ Ambient/ Noise
País: Brasil
Ano: 2013

Comentário: Olá moças e rapazes, meninos e meninas. Venho cá dizer o quão feliz estou de poder presenciar um dos festivais mais lindos desse nosso Brasil, o Exhale the Sound Festival. São vinte bandas dos gêneros musicais mais bonitos deste cosmos, Sludge, Drone, Post Rock, Grind e mais lindezas desses segmentos, todas condensadas num festival de um dia apenas.

Muito pouco tempo pra apreciar todos os artistas, mas tempo suficiente pra sentir os murros e chutes sonoros.

Uma das bandas que vão se apresentar no ETSFest são os cariocas do excelentíssimo Sobre a Máquina, que já contam com um EP e dois álbuns além deste terceiro, lançado este ano, auto-intitulado. Um dos grupos que eu mais estou ansioso pra ver pelo caráter particular de sua música; o drone/ ambient, ao mesmo tempo caótico e cheio de belas nuances, que se atropelam numa suruba de melodias disformes, adocicadas desde seu segundo álbum pelo saxofone inspirado de Alex Z. Que aliás, colocou mais em evidência a influência jazzística que o grupo tem - apesar disso, não espere ouvir nada além do que algumas frasezinhas inspiradas em Ornette Coleman e derivados.

Este terceiro álbum, em particular, tem um apelo bem maior do noise em comparação aos dois anteriores, algo que fica evidente nas duas músicas mais longas do álbum, Dia e Árvore, com a inserção de elementos eletrônicos seriais (seria o Post Industrial e IDM a que eles se referem no bandcamp? Não entendo desses estilos pra afirmar) e sons de samplers repetidamente usados, mas não exaustivamente. Há também o outro lado da moeda, músicas e trechos com uma assimilação mais simples, ainda que gozando do bom e velho drone; Oito é a música de trabalho e que sintetiza bem a última frase, apresentando aparatos eletrônicos e etéreos que dão um clima diferente a esta música em particular.

Em resumo, o álbum auto intitulado deve comprimir bem o que a banda realmente é (ou se tornou): música experimental, pra ser tocada em volumes ensurdecedores, com algumas poucas pausas para sua contemplação melodiosa.

O Sobre a Máquina é uma das bandas que se apresentam dia 9 de novembro, em Belo Horizonte - Minas Gerais. Será um verdadeiro louvor à música alternativa e experimental; você vai ficar de fora dessa?

                      

Bandcamp


Tracklist:
1- Dia
2- Oito
3- Dentro
4- Corredor
5- Vão
6- Pulso
7- Um
8- Árvore

Download:



Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.