sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Avatar

Beck - Odelay

2 comentários

Gênero: Hip-hop / Rap /‎ Anti-folk /‎ Noise Rock / Punk Rock / Experimental / Psychedelic Rock
País: Estados Unidos
Ano: 1996

Comentário: No final da década de 90 a finada revista Bizz, referência mor naquela época para fãs de boa música, elegeu na edição de novembro de 1999 os "100 melhores discos da década".  Como não poderia deixar de ser, "Nevermind" do Nirvana está no 1º lugar, fato este justo vide o enorme legado deixado por Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic. Porém, se há um disco que marque o que fora esta década Odelay do Beck pode ser tomado como referência.

Se na década de 80 havia a predominância por bandas eletrônicas e seus sintetizadores,  a década seguinte veio à tona com um novo propósito: a miscelânea. Antes gêneros que não dialogavam entre si (como heavy metal e punk; rap e rock; entre tantas outras distinções) agora andavam de mãos dadas rumo aos primeiros lugares da parada da Billborad. Era a famigerada onda "alternativa".

Pegando carona nesta tendência, Beck Hansen uniu todo o seu conhecimento musical e sua versatilidade neste quinto álbum de sua carreira. Não há meio termo para cantor: para ele tudo pode conviver em plena harmonia. "Devil's Haircut", o cartão de visita, une um sample de  James Brown, bateria sincopada e vocais distorcidos. Já "Hotwax" utiliza de guitarra slide, batidas e scratches oriundos do rap e gaita. "Novacane" promove o encontro do rock com vocais rap, aproximando a sua sonoridade aos Beastie Boys.  "Jack-ass" é folk na essência e utiliza da melodia de "It's all over now, baby blue", de Bob Dylan.  "Where it's at" é rap old school e utiliza de várias samples de vozes oriundos de um obscuro álbum chamado Sex for Teens: (Where It's At). "Minus" é punk rock com linha de baixo sinuosa. "Readymade" comete o improvável encontro entre "Desafinado", de Tom Jobim, com o experimentalismo. E estes são só alguns exemplos.

A carreira de Beck seguiria ainda mais versátil seja em Midnite Vultures, disco em que se aproxima da sonoridade funk; Sea change, disco predominantemente folk; The information, álbum em que aposta suas fichas no rap; ou até mesmo cairia nos braços do rock alternativo em Modern Guilt, mas tudo em Odelay  fora executado de forma única, ímpar e nunca antes imaginada.

Tantos predicados, mas, apesar de tudo, ainda sim existem muitos detratores de sua música que o consideram um mero emulador de sonoridades de terceiros...

Meros mortais entendam: quando o assunto é música é possível ser muitos, é possível ser um. Mas ser Beck é impossível. Inigualável.


Tracklist:

01 - Devil's Haircut
02 - Hotwax
03 - Lord Only Knows
04 - The New Pollution
05 - Derelict
06 - Novacane
07 - Jack-ass
08 - Where it's at
09 - Minus
10 - Sissyneck
11 - Readymade
12 - High 5 (rock the catskills)
13 - Ramshackle
14 - Diskobox

Download: Mega / 4shared

2 Responses so far.

  1. Bruno chutando bundas logo de cara! Belíssimo post.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.