segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Avatar

Nouvelle Vague - Nouvelle Vague

2 comentários
Gênero: Bossa Nova
País: França
Ano: 2004

Comentário: Muitos artistas tentam inovar do jeito mais interessante possível, afinal, o mundo da musica tem muito “mais do mesmo”, e fazer algo diferente pode ser essencial para reconhecimento e para inovar na roda. Se você vasculhar, irá achar interessantes projetos que com certeza chamam a atenção pela ousadia. Isso vai desde fazer clássicos do rock em samba, até fazer um forró com elementos de outros estilos musicais, mas sem perder a essência. Acontece que nem sempre o projeto da certo (sambô), já em outras vezes, da muito certo e merece destaque (Forró in the Dark), então, o que esperar quando você lê sobre uma banda francesa, que decidiu fazer versões em bossa nova/jazz de musicas de bandas punks/new wave/ska?

Poderia ser só mais um projeto louco, estranho, que só vai funcionar no papel, mas isso não é o que acontece com Nouvelle Vague. As musicas funcionam de maneira impressionante, às vezes ficando até melhor que a versão original. É claro que, mudando de punk/new wave/ska pra bossa nova, se perde um pouco da essência original, mas isso não é lá um grande problema, pois, pelo menos aqui, a perda acaba sendo um ganho, um bom ganho, e acrescenta nova essência e clima para a musica.


Começarei falando de “I Just Can’t Get Enough”, é interessante ouvir as musicas originais antes, para depois ouvi a versão da banda, para observar o que eles acrescentaram, mudaram, mantiveram. E aqui já vemos o distanciamento da batida eletrônica (o que era bem obvio, né), mas o engraçado é que eles mantiveram a melodia inicial, mas com melodia vocal, em básicos “do do do dit do”.

Os fãs de Dead Kennedy’s que me perdoem, mas a versão de Nouvelle Vague para “Too Drunk To Fuck” ficou muito melhor que a versão original e não, não estou comparando estilos, mas o clima que Nouvelle Vague deu a musica combina muito mais com a letra e isso vai desde o barulho de festa no começo, até a voz sensual da vocalista e dos suspiros que ela dá.

“Teenage Kicks” mantem a linha melódica feita pelo The Undertones, mas mais lento aqui. O clima infantil fica bem acentuado, facilmente mudaria o titulo para “Teenage Dreams”. “Sorry for Laughing” termina o disco na base do violão, mostrando um bom caminho para a musica do Josef k.

É extremamente interessante ouvir esse disco, e ver como a musica é sempre algo novo com mais coisas pra se explorar e mais e mais trabalhos pra se fazer. Nouvelle Vague une, de certa forma, dois estilos, contrapondo-os e criando uma experiência única. E assim temos mais um projeto doido, que no fim deu certo.

Tracklist:
1. Love Will Tear Us Apart (Joy Division Cover)
2. I Just Can't Get Enough (Depeche Mode Cover)
3. In A Manner Of Speaking (Tuxedomoon Cover)
4. Guns Of Brixton (The Clash Cover)
5. This Is Not A Love Song (Public Image Limited Cover)
6. Too Drunk To Fuck (Dead Kennedy's Cover)
7. Marian (The Sister Of Mercy Cover)
8. Making Plans For Nigel (XTC Cover)
9. A Forest (The Cure Cover)
10. I Melt With You (Modern English Cover)
11. Teenage Kicks (The Understones Cover)
12. Psyche (Killing Joke Cover)
13. Friday Night Sunday Morning (The Specials Cover)
14. Sorry For Laughing (Josef K Cover)

DownloadMega / 4shared / Megashares / SolidFiles / Sendmyway

2 Responses so far.

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.