quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Avatar

Saturnus - Paradise Belongs to You

2 comentários
Gênero: Melodic Death / Doom Metal
País: Dinamarca
Ano: 1996

Comentário: Mesmo meio ausente, e com pouca inspiração em relação a lançamentos de 2013, venho recorrendo a clássicos do meu acervo, e é com muita honra que vos trago um grande clássico do Doom Metal noventista, que ajudou a moldar o estilo  tão difundido que vemos hoje em dia. Esse album é o debut, e na minha opinião, o melhor da carreira da banda, quiçá um dos melhores de Doom no geral, mesmo não sendo tão famoso e cultuado.

O grupo que lançou esse disco era composto por Thomas A.G. Jensen nos vocais, Jesper Saltoft na bateria e teclados, Anders Ro Nielsen nos teclados, Brian Hansen no contrabaixo e Kim Larsen nas guitarras. Esse time foi o responsável por um dos mais épicos trabalhos de todos os tempos.

O disco conta com 9 canções magistrais. Aqui tudo soa perfeito, atual, mesmo com aquele feeling de "antigueira" que o trampo pode nos passar. As guitarras melódicas, com riffs espetaculares, hipnóticos casam perfeitamente com os teclados, imprescindíveis e soberbos, com um papel importantíssimo no contexto, sem cansar e parecer forçado, trás uma atmosfera erudita e lírica raramente vista. A bateria, assim como o contrabaixo, são corretíssimos e precisos, responsáveis por fazer o disco fluir. A cereja do bolo é o vocal de Jensen, que é algo fenomenal. Sussurros e lamúrias contrastam com um growl assustador e extremamente grave e profundo, fazendo a melhor performance vocal da carreira da banda, sem exageros.

Com pouco mais de uma hora, o play é composto de canções longas, e invariavelmente começam com canto de pássaros. Destaco a faixa que dá nome ao trabalho, pesada, hipnótica e densa. "The Fall of Nakkiel (Nakkiel Has Fallen)" me surpreendeu com uso de violões e flautas, e um lindo dueto vocal dos convidados Christina Arvedlund e Mikkel Andersen e é, sem dúvidas, a música mais bela e leve de todo o album. Outra que merece destaque é "I Love Thee", que começa despretensiosa e nos surpreende com um urro brutal, além de ter o Doom clássico em toda sua composição, é maravilhosa.

Não sou muito da vertente Doom, tampouco domino ou sou um fã irracional, mas esse disco merece todo destaque e atenção possíveis. A qualidade e o brilho são gritantes. Um clássico por vezes esquecido, que trás nuances pioneiras para um estilo pragmático, se olharmos as várias bandas genéricas por ai. Um masterpiece que dói na alma em cada audição, que soa leve e nos leva ao inferno com um único urro brutal. Indispensável para quem cultua o gênero, ou pra quem quer conhecer e se aprofundar no assunto, temos uma aula de Doom, pra ser modesto.

Myspace / Official Website

Tracklist:
1.Paradise Belongs to You - 10:14      
2.Christ Goodbye - 08:09      
3.As We Dance the Paths of Fire and Solace - 01:41     
4.Pilgrimage of Sorrow - 09:16      
5.The Fall of Nakkiel (Nakkiel Has Fallen) - 05:05      
6.Astral Dawn - 07:53      
7.I Love Thee - 08:34      
8.The Underworld - 09:26
9.Lament for This Treacherous World - 07:29    

Download:
Mega / Freakshare / Cloudzer / Zippyshare

2 Responses so far.

  1. Este comentário foi removido pelo autor.
  2. Antes de tudo gostaria de parabenizar pela page maravilhosa, triste por não ter descoberto antes, mas em fim, nunca é tarde e irei aprender e descobrir MUUUUUUITOO aqui. Aqui tem um acervo amplo e maravilhoso, um mundo para ser explorado. Seus comentários sobre determinado assunto são intensos e me faz querer ``saborear`` cada vez mais desses tesouros. Obrigado e continue assim, não deixe essa page morrer.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.