sábado, 7 de dezembro de 2013
Avatar

Corde Oblique - Per Le Strade Ripetute

0 comentários
Gênero: Neofolk, Ethereal, Neoclassical
País: Itália
Ano: 2013

Comentário: Não tem jeito, Corde Oblique é o tipo de banda com músicas sonoramente homogêneas – aquelas que não adianta você esperar inovações mirabolantes, pois estas não virão. As músicas são "semelhantes" e, assim, um álbum se emenda ao outro no tempo. Mesmo Per Le Strade Ripetute sendo seu quinto álbum, as músicas dele não diferem tanto daquelas produzidas nesses oito anos de existência. Algo que para mim não interfere nem um pouco na magnitude e paixão pelo trabalho de Riccardo Prencipe.

Contudo, este álbum o qual posto cá é abusivo quanto à sua identidade – delineada e subjetiva. Para quem ouve pela primeira vez, é inegável que a voz dulcícola de Floriana Cangiano (vocalista mais evidente nesta obra) soa, em um primeiro momento, meio Laura-Pausiniana. A cantora abre o álbum declamando os primeiros versos de Averno (faixa 1), após 20 segundos dramáticos de violino e violão. Este drama figurará o encerramento do full-length, quase da mesma maneira: entre choros graves de violinos que correm rápido, silenciam e se esvaem para dar lugar a uma lamentação singela, fugaz e surpresa de violão nos minutos finais de Uroboro (faixa 11).

Enquanto já partimos de Averno e não chegamos em Uroboro, passaremos por Saramago; pelas metamorfoses inexoráveis do ser humano e sua constante procura pela felicidade/paz; pela gravação natural dentro de um templo "fantasma" próximo a Nápoles (Itália) de Riccardo e seu violão (vídeo); por uma declamação atmosférica de hino à deusa Hera; entre outras surpresas que chegam e partem nos levando para o fim do álbum – além de uma interpretação lindíssima em cordas de Requiem for a Dream. Ressalto eufórica que Per Le Strade Ripetute é um – quiçá, O – álbum mais encorpado, de músicas e tons mais intensos em um turbilhão de provocações sonoras que permeiam o clássico e o acústico!

P.S.: Vale lembrar que tem a discografia de Corde Oblique no blog → aqui.

Site / Lastfm / Myspace / Facebook ]

Tracklist:
01. Averno
02. Il Viaggio di Saramago
03. My Pure Amethyst
04. In the Temple of Echo
05. Bambina d’Oro
06. Heraion
07. Due Melodie
08. Le Fontane di Caserta
09. Requiem for a Dream
10. Ali Bianche
11. Uroboro

[ Mega ]


Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.