sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
Avatar

Guadalupe Plata - Guadalupe Plata

0 comentários

Gênero: Punk Blues
País: Espanha
Ano: 2013

Comentário: Eu, particularmente, nunca tinha escutado falar de Punk Blues. Mas é exatamente assim que as pessoas têm definido esse trio de músicos vindos diretos da Andaluzia, Espanha. O seu novo disco, Guadalupe Plata - haja imaginação - foi lançado no começinho de 2013 e, desde então, se tornou um dos meus favoritos do ano.


Trazendo doses de punk, blues, música latina, country e rock sulista, o disco não soa derivativo. É um som orgânico, que, apesar de repleto de influências, não parece um recorte e colagem pelo simples incapacidade de decidir um estilo ou tipo de música.

Com um baixo marcado e uma bateria invocada, o disco parece uma jam session intercalada por alguns solos mais contidos. O próprio vocal costuma fazer entradas típicas dessas tão tradicionais sessões de improviso de Blues mundo afora.

Músicas como Demasiado explicitam essa mistura. Ao mesmo tempo com uma forte pegada de blues, uma guitarra puxando pro country e uma bateria que foge bastante aos dois estilos, a canção leva ainda mariachis, herança latina.

Outras, como El Blues Es Mi Amigo, já são mais rápidas, puxando para o punk. O vocal aparece, muito de vez em quando, e deixa a bateria, a guitarra e o baixo fazerem o trabalho. O som é nervoso, sem muito espaço para abstração. Algumas distorções e ruídos dão o toque mais lo-fi ao disco.

A atmosfera de baixo orçamento, inclusive, dá todo um charme ao trabalho. É quase como aquela sensação de ouvir Kyuss e se sentir no meio do deserto californiano. Aqui, no caso, o lugar são os cerrados da Andaluzia, muitas vezes tanto terra de ninguém quanto o interior norte-americano.

Um trabalho realmente exótico, na falta de termo melhor, Guadalupe Plata agrada diversos tipos de ouvinte, puxando para uma mistura concisa, pesada e cheia de atmosfera. Daqueles lançamentos que têm que surgir todos os anos, pelo bem da diversidade musical, essa é uma homenagem aos diversos gêneros interioranos da música popular americana e espanhola. Uma obra interessante tanto pela soma das influências quanto pelo resultado final.




Tracklist:
1. Lamentos - 1:09
2. Rezando - 3:42
3. Rata - 1:55
4. Oh my Bey! - 4:57
5. Demasiado - 2:08
6. Funeral de John Fahey - 2:14
7. Esclavo - 4:06
8. El Blues es mi Amigo - 2:17
9. Voy Caminando - 4:25
10. Milana - 2:54
11. Jesus está llorando - 3:08
12. No me ama - 3:58
13. Santo Entierro - 4:00

Download: MEGA


Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.