quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Avatar

Wacht - Indigen

0 comentários

Gênero
: Black Metal
País: Suíça
Ano: 2013

Comentário: Wacht é uma banda formada em 2006 em Engiadina, uma região alpina no extremo leste da Suíça dentro da região de Grisons. A banda lançou até a data dois full-lenghts contando com este aqui, mas uma série de EP's, Splits e Demos, fazendo com que sua discografia aparente ser bem extensa. Indigen é o mais recente lançamento dessa discografia, e é o disco pelo qual eu conheci o Wacht. E não me arrependi nem um pouco de ter arriscado ouvi-lo.

Eu confesso que o que me chamou atenção inicialmente no disco foi a capa. Depois de tantos anos ridicularizando o Black Metal de dentro pra fora, o corpse paint não assusta nem impõe respeito mais. Mas no caso do Wacht, ele ainda consegue ser imponente. Pelo menos com essa paisagem sépia de fundo e esse clima gelado dos Alpes Suíços. Mas indo além da capa, outra coisa me chamou atenção no Wacht. A grande maioria das canções não são cantadas no inglês tradicional, e sim num dialeto da língua Romanche, que além do alemão, do frânces e do italiano, é uma das línguas nativas da Suíça. Só que o Romanche soa muito mais próximo do Latim Vulgar falado pelos Romanos quando estes dominaram a região da Suíça na antiguidade, portanto é um idioma extremamente belo e curioso de se ouvir.

Depois de todo esse background, colocar pra ouvir Indigen me mostrou que tudo isso não era o bastante ainda para mostrar o que era o Wacht. Ainda teria a sonoridade da banda para me chamar atenção. Esta que é um Black Metal completamente não convencional, mas também nada absurdamente experimental. Os vocais são maravilhosamente esguelados e intensos, um dos pontos fortes da banda, e o instrumental é melódico na medida certa, ainda que não poupe blast beats e tremolos. Uma influência do punk existe incrustada em todos os momentos, mas a atmosfera pagã e folk da sonoridade toma conta das músicas o tempo inteiro, muito mais intensa. Há inclusive imersão de vocais limpos, bem épicos, durante as músicas, o que faz lembrar Bathory e Burzum.

Wacht não é nada fora do comum, mas é uma das bandas de Black Metal formada nos últimos anos que valem a pena ouvir. O Black Metal ferve por esses dias, com uma banda querendo ser mais original que a outra. É lindo ver isso acontecer, e Wacht fez sua parte.



Tracklist:

1. Il capricorn solitari 06:25      
2. Intellect inflamà 05:36      
3. Nos privilegi 05:57      
4. Engiadina sur tuot!     06:35      
5. Indigen 05:34      
6. Grischun abandunà 00:59      
7. Sbrais sainza sun 04:51      
8. Güstizia, per la vardà 04:00      
9. Fundà sün fö 04:37      
10. Black Metal über Alles 02:28      (Helvetic Frost Cover)
11. Epilog / Engiadina     07:19      (Overdose Cover)

Download:

MEGA

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.