segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
Avatar

White Lies - Big TV

0 comentários
Gênero: Rock Alternativo, Indie, Pós-punk
País: UK
Ano: 2013

Comentário: Em minha humilde opinião, de tudo que foi lançado em 2013 e ouvi, Big TV foi o terceiro melhor álbum – ficando atrás apenas de Centhron com seu imbatível Asgard e Ordo Rosarius Equilibrio em seu single sadomaso/ocultista 4Play. Devo ressaltar – já me desculpando pela poseragem – que gostei TANTO desse álbum que nem me sinto preparada para ouvir os outros dois álbuns lançados por White Lies (To Lose My Life, lançado em 2009, e Ritual, lançado em 2007). Então, não reparem na rasgação de seda, mas eu que gosto da brevidade, Big TV (com suas 19 faixas) foi um soco no estômago!

Em sua estrutura, White Lies nasceu ainda durante a escola com Charles Cave (baixo e backing vocals) e Jack Lawrence-Brown (bateria), pois estudavam e sempre tocaram juntos. Harry McVeigh (vocal e guitarra) apareceu alguns anos depois e o trio formou a Fear of Flying, banda esta que, apesar de possuir o line-up básico de White Lies (durante as performances ao vivo, White Lies é complementada por Tommy Bowen nos teclados), ainda não era de fato a banda. Como Fear of Flying, os integrantes a encaravam como um “projeto de fim de semana”, apesar de terem lançado singles e começarem a abrir shows para bandas mais conhecidas. Os membros amadureceram e decidiram dar um tempo, pois Fear of Flying não existia mais em sua ideologia. Por fim, a banda fez o seguinte pronunciamento no Myspace: “Fear of Flying is DEAD... White Lies is ALIVE!”. Assim, em 2007, surge White Lies!

Em um apanhado geral, a sonoridade da banda em Big TV é uma mistura intimista de revival pós-punk – e eu posso estar exagerando, mas tem sim algo de qualquer uma dessas bandas perdidas do final dos anos 80 e início dos anos 90 que “passeavam” pelo pós-punk – de bases alternativas e indies a la Interpol. E aqui devo ressaltar que, na minha concepção de Pós-punk, a influência é tímida, apesar de que tem algo de “old” nesse álbum que me atrai e me prende perdidamente, e ainda me leva a pensar que essa proximidade com Alternative/Indie de Interpol é leviana (é, não gosto de Interpol)!

Big TV é um álbum para se tomar cuidado devido sua dualidade: É um álbum alegre que converge à introspecção. Isto porque é dividido entre as versões oficiais – que são sonoramente mais animadas – e as demos de algumas músicas – que, por sua vez, ganharam versões mais lentas e reflexivas. Adivinha quem chorou horrores ouvindo Be Your Man (faixa 8)? E, sim, nas duas versões! Essa dualidade é explícita também na temática das letras das músicas que falam dos sentimentos recorrentes e sôfregos do ser humano, do ponto de vista pós-moderno; dentre eles, o amor e a solidão.

Big TV (faixa 1) foi a primeira que ouvi do álbum e esta foi implacável! Para mim, é a música que melhor representa o álbum com um todo, tanto em sua sonoridade – nos seus inusitados synths de bate-estaca que anunciam as surpresas sonoras que virão; e digo surpresa porque sonoramente em Big TV é fluida e inconstante; ou seja, para quem está acostumada à mesmice das bandas de Ethereal como eu, por exemplo, Big TV é uma anomalia! – quanto na letra da música, que é repetitiva. No fim, quem não gostar de Big TV (a música) dificilmente gostará de Big TV (o álbum), por isso, deixo-a como amostragem. Mas também destaco o videoclipe retrô de There Goes Our Love Again (faixa 2), a baladinha Change (faixa 7) e Getting Even (faixa 6) – também nesse misto de sentimentos opostos e simultâneos – e a segunda versão de Big TV, que também é linda!



Tracklist:
01. Big TV
02. There Goes Our Love Again
03. Space I
04. First Time Caller
05. Mother Tongue
06. Getting Even
07. Change
08. Be Your Man
09. Space II
10. Tricky To Love
11. Heaven Wait
12. Goldmine
13. Big TV (Demo)
14. There Goes Our Love Again (Demo)
15. First Time Caller (Demo)
16. Mother Tongue (Demo)
17. Getting Even (Demo)
18. Be Your Man (Demo)
19. Tricky To Love (Demo)

[ Mega ]

Faixa 1: Big TV

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.