quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
Avatar

Bruce Springsteen - High Hopes

0 comentários

Gênero: Rock
País: Estados Unidos
Ano: 2014

Comentário: 2014 mal começou e já temos um candidato à disco do ano: High hopes, novo rebento de Bruce Springsteen, popularmente conhecido no meio musical como the boss (o chefe).

Composto basicamente de covers, outtakes e novas versões de canções já consolidadas, o décimo oitavo álbum do cantor traz também as últimas contribuições de Clarence Clemons (saxofonista) e Danny Federeci (tecladista), ambos ex-membros de sua banda de apoio (a E-Street Band), que faleceram nos últimos anos.

O cartão de visita é a cover faixa título que aqui nesta nova versão (a primeira é de 1995) prima por batidas suingadas. Na sequência temos a segunda releitura, a disco robótica (?!) "Harry's place" que faz alusão a "Mary's place", faixa do essencial The rising. "American Skin", terceira canção, também já havia debutado no disco ao vivo Live in NYC, porém aqui surge numa roupagem mais intimista. "Just like fire would" é a segunda cover. Os homenageados da vez são os australianos do The saints. "Heaven's wall" mescla gospel, batidas africanas e rock resultando em algo que deva ser um dos pontos altos da nova turnê que se iniciará neste mês. "Frankie fell in love" e "This is your sword" são puro Spingsteen: pegajosa, alegre e com cheiro de estrada. Mas o título de melhor releitura fica para "The ghost of Tom Joad": inicialmente a mesma era folk e dolorida, diretamente das sessões amargas e solitárias do disco de mesmo nome lançado na década de 90, e agora ganha arranjo pungente e voraz mediante a presença da guitarra marcante de Tom Morello (Rage Against the Machine) que colabora também nos vocais. Aliás, os serviços de Morello não se restringem a somente nesta faixa, mas no álbum como um todo.

Por fim, vale a mencionar a inusitada cover do Suicide para "Dream baby dream" canção que encerra o trabalho. A mesma, que já havia debutado ano passado num vídeo de agradecimento ao público presente na turnê Wrecking Ball; que inclusive passou pelo Brasil em 2013, é basicamente conduzida por batidas eletrônicas e arranjo sutil ao violão e traz em seu refrão o essência do trabalho do boss: a necessidade de manter o sonho vivo.

Não haveria momento melhor para que este disco vazar (a data de lançamento oficial é 14 de janeiro), pois para este ano novo que se inicia é preciso manter as esperanças em alta. Se hoje vivemos tempos difíceis Bruce segue cantando, em alto e bom tom, que devemos manter nossas chamas acessas e seguir adiante.

À seu modo, esta é a maneira de nos desejar um "Feliz 2014".                
 

Tracklist:

01 - High Hopes
02 - Harry's place
03 - American skin (41 shots)
04 - Just like fire would
05 - Down in the hole
06 - Heaven's wall
07 - Frankie fell in love
08 - This is your sword
09 - Hunter of the invisible game
10 - The ghost of Tom Joad
11 - The Wall
12 - Dream baby dream

Download: MEGA

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.