quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Avatar

Orange Goblin - The Big Black

0 comentários

Gênero: Stoner Metal
País: Inglaterra
Ano: 2000

Comentário: O Orange Goblin é uma banda oriunda de Londres, Inglaterra. Conhecida por sua sonoridade pesada, a banda lançou até hoje sete álbuns de estúdio, dos quais eu selecionei o The Big Black pra falar a respeito.

O álbum foi lançado em Maio de 2000 pela Rise Above Records, sendo o terceiro álbum de estúdio da banda. Os dois primeiros lançamentos são de grande qualidade e causaram um impacto positivo, mas a banda veio se consolidar como um dos principais nomes da cena britânica com o lançamento do The Big Black.

A formação da banda na época consistia em Ben Ward no vocal, Pete O'Malley e Joe Hoare nas guitarras, Martin Millard no baixo e Chris Turner na bateria. Todos os membros participaram dos dois álbuns anteriores e com exceção de O'Malley, todos continuam na banda nos dias atuais.

O álbum é bem prazeroso de se escutar, e já no início emplaca duas faixas rápidas e pesadas em sequência. Scorpionica e Quincy the Pigboy, trazem à tona um festival de riffs pesados em grande velocidade, com Millard acompanhando tudo no baixo, Turner dando uma aula na bateria e Ward executando vocais agressivos, liderando o instrumental pesado executado pela banda. Hot Magic, Red Planet mantém a pegada inicial, mas os riffs alternam a intensidade constantemente cedem espaço para uma parte cheia de fuzz, com Ward executando um vocal limpo e mais calmo. A faixa seguinte é Cozmo Bozo, uma faixa mais psicodélica e arrastada. O instrumental aqui consegue ser mais envolvente do que nas faixas anteriores, certamente uma das faixas de destaque no álbum. As faixas seguintes são bem distintas em intensidade, 298 Kg é mais cadenciada numa clima que lembra bastante o Black Sabbath, enquanto Turbo Effalunt (Elephant) é uma faixa mais agressiva e acelerada e tem o auxílio de Harry Amstrong nos vocais.

Caminhando para o final do álbum com King Of The Hornets, uma faixa bem trabalhada com riffs bem pesados e novamente destacando o vocal de Bem Ward, que mais uma vez roubou a cena de maneira positiva e deu mais intensidade na faixa. Nos moldes da Cozmo Bozo vem a instrumental You'll Never Get To The Moon In That, de início apresentando um clima mais psicodélico e no final o peso do instrumental dita o ritmo. Alcofuel é a faixa mais curta do álbum e emplaca uma série de ótimos riffs, sempre acompanhados no ritmo certo por Millard no baixo e Turner na bateria. A última faixa é incrível, The Big Black inicia-se de maneira despretensiosa e calma, até o momento em que surgem os riffs mais pesados do álbum. Aqui a banda prioriza por suas influências vindas do Doom Metal Tradicional, num clima muito obscuro liderado pelos vocais de Ben Ward. No geral, essa é uma das faixas que mais admiro da banda, o clima profundo criado pela faixa é diferente de tudo feito no álbum. No final pra não perder o costume, a banda dá uma acelerada no ritmo e emplaca mais alguns solos de guitarra excelentes.

The Big Black é um álbum espetacular e está entre meus álbuns favoritos, não só da banda mas no geral. Depois dele o Orange Goblin já lançou mais 4 álbuns, sendo o último de 2012, tocou em vários festivais interessantes (o Hellfest entre eles) e aumentou ainda mais sua base de fãs. A banda está trabalhando em um álbum novo, o qual espero ansiosamente e tenho certeza que manterá a qualidade apresentada pela banda em todos seus trabalhos.


Tracklist:
01.Scorpionica
02.Quincy the Pigboy
03.Hot Magic, Red Planet
04.Cozmo Bozo
05.298 Kg
06.Turbo Effalunt (Elephant)
07.King of the Hornets
08.You'll Never Get to the Moon in That
09.Alcofuel
10.The Big Black

Download: Mega

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.