segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
Avatar

Van Halen - Van Halen

0 comentários

Gênero: Hard Rock / Heavy Metal
País: Estados Unidos
Ano: 1977

Comentário: "Muitas bandas recentemente parecem estar no intuito de deixar a platéia em depressão. Eu nunca entendi. Isto, para mim, é como sentar num bar e beber para lembrar", assim profere Tommy Lee, baterista do Motley Crue, em entrevista concedida para o essencial livro Louder than hell, the definitive oral history of metal. A alusão aqui no caso remete a cena musical do fim dos anos 70 que parecia estar malfadada à bandas pós-punk no qual a tristeza surge em estado latente. Remando contra a maré a cena metal, que já havia saído do underground via o sucesso de bandas como Judas Priest e Black Sabbath, chegava em 1977 como uma nova proposta: saem as alusões ao diabo, o satanismo e odes literatura de cavalaria, entram a diversão, o hedonismo e o sexo desenfreado. Muitos foram os artistas que pegaram carona nesta seara, mas o precursor sem dúvida fora o Van Halen graças ao clássico álbum de estréia.

Van Halen, o disco, é diversão do início ao fim e a produção de Ted Templeman capta todos os pormenores da banda: os vocais precisos de David Lee Roth, a surreal guitarra do mestre Eddie Van Halen, e a suingada cozinha formada por Michael Anthony (baixo) e Alex Van Halen (irmão de Eddie e baterista). A começar temos o hino "Runnin' with the devil", um dos melhores cartões de visita de todos os tempos. O título ("correndo com o diabo") engana, mas trata-se de canção sobre o prazer imediato e sem regras. A seguir temos "Eruption", faixa predileta entre todos os guitarristas. Na mesma Eddie comete um canção instrumental conduzida meramente por sua guitarra estridente e melódica. Para quem dúvida da aproximação existente entre a música clássica e o metal, precisa urgentemente ouvir esta faixa. "You really got me", cover do Kinks, é o caso clássico onde a criatura supera o criador. Os britânicos liderados por Ray Davies criaram a faixa tempos e a mesma é tida como o "ano zero" para os metaleiros de plantão. Porém, somente a execução de uma banda do gênero poderia dar o tom correto a canção. "Ain't talk about love", outra faixa clássica, tem um dos riffs iniciais mais emblemáticos da carreira do Van Halen. "I'm the one" é acelerada e guarda herança roqueiras oriundas dos anos 50, provando que a sonoridade da banda poderia beber de outras fontes, como iria ser provado disco à disco. "Atomic punk", como o nome entrega, trata-se de uma canção de revolta em prol da mudança de paradigmas. "Feel your love tonight" fala de sexo abertamente, mas enrustido de promessas de amor. "Little dreamer" é raro caso de canção séria. Na mesma temos Lee Roth abordando mudança comportamental, a caretice e o fato de poucos se importarem. "Ice cream man" é blueseira old style na essência e explode solos desconsertantes e precisos em sua reta final. "On fire", derradeira faixa, é de longe umas das melhores produções realizadas pelo grupo. Tudo soa maravilhosamente bem e a letra dialoga com o que seria o tom da década seguinte: a onipresença da banda.

"Entretenimento é  feito para ser escapismo. Não é para lhe mostrar o quão miserável você é", diz Vince Neil, também do Motley Crue  no mesmo livro citado acima. Percebe-se aqui que o Van Halen cumpriu muito bem esta sina, dando ao heavy metal a uma nova face.

Por fim, se nos anos 80 a cena hair metal nasceu, para o bem ou para o mal, muito se deve ao exímio trabalhado feito pela trupe. Mais do que isso, Van Halen, criou todo um novo legado de guitarristas que se inspiram nas suas técnicas, firulas e de lá até hoje muitas bandas são criadas e inspiradas após a audição deste clássico.
                     

Tracklist:

01. Runnin' with the devil
02. Eruption
03. You really got me
04. Ain't talk about love
05. I'm the one
06. Jamie's Cryin
07. Atomic Punk
08. Feel your love tonight
09. Little dreamer
10. Ice cream man
11. On fire

Download: MEGA

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.