segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
Avatar

Vindensång - Alpha

0 comentários

Gênero: Dark Ambient / Black Metal / Experimental
País: Estados Unidos
Ano: 2014

Comentário: Com origem na Pennsylvania nos Estados Unidos, o Vindensång é uma daquelas bandas que combinam e experimentam sonoridades diversas. O trio formado por Jeffrey Neblock (que contribuiu com algumas partes no piano em Marrow of the Spirit do Agalloch), Doug Fisk e Don Hussar, ainda é uma banda que está moldando sua sonoridade e tendo como resultado, a criação de um álbum incrível.

Alpha é o segundo álbum de estúdio da banda, um lançamento independente que foi lançado recentemente. Tenho que dar os mais sinceros elogios ao trio, que apresenta uma experiência musical mais elevada do que se poderia imaginar de "rapazes" com idade entre 22 e 24 anos.

Inicialmente, o álbum me chamou atenção pela descrição do gênero que lhe foi atribuída e que ao escutar, pude perceber claramente que a banda combinou diversos elementos e influências vindas do Dark Ambient, Black Metal, Experimental e até mesmo algo vindo do Post-Rock. A faixa de abertura The Eternal Return já nos dá uma bela noção disso. Se seguem alguns minutos de um ambiente que remete à mais profunda escuridão, até que o vocal faça sua primeira aparição no álbum e de maneira impactante, contrastando com o instrumental de clima fúnebre que se segue.

A faixa seguinte Into the Formless Void, já mostra um lado mais melancólico e experimental no som da banda, o instrumental lento ditando o ritmo e repleto de melodias cativantes. Tudo sempre bem executado, criando algo que toca diretamente o ouvinte e impressiona instantaneamente. Os minutos finais da faixa me deixaram atônito, devido sua evolução repentina que reforça o clima de melancolia proposto no início da faixa.

One Thousand Fathoms nos traz o lado Dark Ambient da banda, construindo uma faixa de 7 minutos e conduzida quase por inteira, por um piano como plano principal no qual são agregados ao fundo batidas rudes na bateria e tons distorcidos, que dão a sensação de profundidade na faixa.

Lights of the Abyss vem com o som dos ventos ao fundo, um início de modo despretensioso. Com a sequência de tons de guitarras e as batidas acompanhando, a faixa começa a se revelar aos poucos. Neblock sussurra lentamente, enquanto um instrumental calmo e envolvente o acompanham. Somente na metade da faixa o instrumental fica mais dinâmico, quebrando aquele ambiente que havia sido criado no início. Neblock começa a mostrar toda sua potência vocal em berros que contrastam com o clima da faixa. O peso agradável e necessário no instrumental da banda nos instantes finais, são de uma qualidade impressionante.

Within the Womb of Creation já é interessante por sua duração, com cerca de 19 minutos. E com um tempo desse, já era de se esperar que a faixa fosse de uma qualidade incrível e diferenciada. Em seu momento inicial, tem uma abordagem mais calma apresentando um instrumental muito elaborado, acompanhado por um vocal de tom mais ameno. A pegada do Dark Ambient volta a ter destaque no som da banda na sequência da faixa, que consegue manter o ouvinte empolgado com suas variações de ritmos, mesclagem de estilos e experimentalismo. Novamente a evolução que ocorre na faixa é surpreendente, trazendo uma intensidade sem igual nos momentos finais.

Water-Bearer é a faixa de encerramento, que traz novamente o lado Dark Ambient da banda. Com quase 7 minutos de duração a faixa meio que nos traz de volta ao ponto de partida do álbum, trazendo à tona aquela sensação de profundidade e escuridão.

Eu confesso que Alpha me surpreendeu muito e o Vindensång mostrou ser uma banda de qualidade, bastante criativa e capaz de experimentar diversas sonoridades a fim de criar algo próprio sem se apegar demais em suas influências. Até o momento, é um dos lançamentos que mais me agradaram em 2014.



Tracklist:
01. The Eternal Return
02. Into The Formless Void
03. One Thousand Fathoms
04. Lights Of The Abyss
05. Within The Womb Of Creation
06. Water-Bearer


Download: Mediafire

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.