domingo, 2 de março de 2014
Avatar

Jute Gyte - Vast Chains

2 comentários

Gênero: Experimental Black Metal / Dark Ambient
País: Estados Unidos
Ano: 2014

Comentário: Nos últimos meses criei o hábito de procurar bandas que fujam dos padrões convencionais do Black Metal, nada contra à velha escola do estilo, apenas questão de interesse pessoal que cresce à medida em que conheço sonoridades mais experimentais e menos convencionais do que estava acostumado a ouvir.

Numa dessas buscas, me deparei com o Jute Gyte, banda americana que faz um som bem experimental e diversificado e tem como único membro o Adam Kalmbach. A banda foi criada no ano de 2002 e já lançou 22 álbum de estúdio e 4 EP's até o momento. Até agora só escutei esse álbum do qual faço a resenha, mas confesso que a sonoridade elaborada no álbum despertou um interesse imenso de conhecer os demais lançamentos do Jute Gyte

O álbum composto por 6 faixas que totalizam cerca de 58 minutos de duração, é um registro muito introspectivo, no qual o instrumental inconstante, alternando entre riffs distorcidos carregados de psicodelismo, para partes onde a veia do Dark Ambient contida na banda fala mais alto, criando passagens calcadas num clima de angústia e loucura, em alguns momentos me lembrando até os álbuns intermediários do Leviathan e algo do Blut Aus Nord e Deathspell Omega.

Semen Dried into the Silence of Rock and Mineral é a faixa que abre o álbum, já trazendo à tona o experimentalismo tocante que a banda desenvolve. Um vocal que em boa parte da faixa se resume em grunhidos raivosos, que se mistura entre tons distorcidos de guitarra com o objetivo de criar uma atmosfera insana e confusa. Outra faixa que destaco é a The Fire of This, faixa que encerra o álbum. O tom sombrio criado pelo instrumental lento e carregado, ganha destaque à medida que a faixa vai se desenvolvendo. O som totalmente dissonante e perturbador é acompanhado do vocal áspero de Adam, resultando numa viagem insana na mente do ouvinte, característica essa que é evidente em todo álbum.

Jute Gyte é uma banda que conheci por acaso, mas que devido à sua sonoridade experimental me agradou demais. Vast Chains é um álbum totalmente recomendado para quem gosta de escutar bandas que fogem do padrão convencional, como citei no início da resenha. Afirmo que a experiência vivida ao escutar o álbum é algo incrível, mesmo nesse clima de insanidade que as músicas transmitem. E fica aquela vontade de conhecer os demais trabalhos criados por Adam no nome do Jute Gyte, os quais espero que tenham as mesmas peculiaridades encontradas em Vast Chains.


Tracklist:
01. Semen Dried Into The Silence Of Rock And Mineral 
02. Endless Moths Swarming
03. The Inexpressible Loneliness Of Thinking
04. Flux And Permanence
05. Refusing A Heavenly Mansion
06. The Fire Of This

Download: Bandcamp

2 Responses so far.

  1. Unknown says:

    hei cara continue postando experimental , tem aparecido muita coisa boa nessa onda, algo como cascadian BM também tem surgido ótimas bandas! Mas não parem continue assim com ótimos post como esse, valeu!

  2. Finck MG says:

    Obrigado pelo comentário e pela sugestão! Foi como eu disse no início da resenha, é o tipo de sonoridade que mais tem me rendido boas descobertas. Certamente irei postar mais coisas nessa linha experimental, além de bandas do Cascadian BM.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.