sábado, 15 de março de 2014
Avatar

Tom Zé - Tropicália Lixo Lógico

2 comentários
Gênero: MPB
País: Brasil
Ano: 2012

Comentário: 
“E recebida na sala se trata por tropicália”,   é com essa frase Tom Zé apresenta seu álbum e o movimento cultural brasileiro chamado “tropicália”. A primeira música é uma apresentação divertida do movimento que tomou o Brasil nos anos 60, tem um tom sombrio e épico de certa forma, é uma grande introdução que abre o disco de maneira justa.

Seguindo o jeito Tom Zé de contar historia, chegamos a terceira musica chamada “tropicalea jacta est” que já começa com um agradável trecho que vai ficar na sua cabeça:
“Parassá penteu escuta cá
Parassá penteu escuta aqui
Quando Baco bicou no barco
Tinha Pigna, Campos in
Celso Zeopardo
Matinê par’o delfin
Vi, vi, vi”
Entendeu? Não? Pois é, nem eu, e mesmo que tivesse entendido não ousaria explicar, mas deixo aqui as palavras de Tom Zé: “ O Parassá penteu escuta cá, teoricamente é o seguinte, alguns reis da Grécia, não queriam aceitar um novo Deus que tava aparecendo, que era um Deus estrangeiro, que era o Baco”. Esse jeito maluco que o Tom Zé usa pra contar uma historia na musica é confuso, porém é incrível, mesmo que você não entenda cantará esse trecho sempre que aparecer. Além desse trecho a musica possui momentos em que ele aparece contando a historia de um jeito confuso, como por exemplo: “No disco do Sinatra, a viagem começa no século VIII, quando o zero invadiu nossos avós. Mas voltamos aos anos 60”.  A canção tem um tom de marcha, não marchinha de carnaval, marcha mesmo, é só ouvir pra ter vontade de descer a avenida marchando ao som do refrão.


Seguindo o disco ouvimos a musica “O Motobói e Maria Clara” com a doce voz de Mallu Magalhães, que já estava presente na musica anterior, mas é nessa que ela se destaca, aqui ouvimos uma sonoridade mais leve, quase que infantil marcado por um cello e violino.

Ao todo o disco apresenta grandes musicas como “amarração do amor” que aparece fazendo referencia a cartomantes e tarô, “Não tenha ódio no verão” e “Navegador de canções”. Já quase finalizando o álbum temos ainda a participação de Rodrigo Amarante cantando em “NYC Subway Poetry Department” com sua inconfundível voz de bêbado.

 Tom Zé+orquestra+tropicália+Mallu Magalhães+ Emicida+Rodrigo Amarante, é o que forma esse álbum, esse ótimo álbum que mostra que Tom Zé ainda consegue fazer uma musica nova pra sua carreira, sem se repetir e buscando inspirações e sons novos.


Tracklist: 

01. Apocalipsom A (O Fim no Palco do Começo)
02. Capitais e Tais
03. Tropicalea Jacta Est
04. O Motobói e Maria Clara
05. Marcha-Enredo da Creche Tropical
06. Amarração do Amor
07. Tropicália Lixo Lógico
08. Não Tenha Ódio no Verão
09. Jucaju
10. De-De-Dei Xá-Xá-Xá
11. A Terra, Meus Filhos

Download: 4shared / Solidfiles / Sendmyway

2 Responses so far.

  1. Não Conheço muito os trabalhos de Tom Zé, porém; os que eu vi, pareceu-me bastante dionísico. Esse jeito "Baco" de compor música é uma grande característica da Tropicália, que, apesar de não conhecer muito, notei em várias músicas.
    Obrigado, Gabriel Victor; por ter postado o álbum, não sabia que Tom Zé ainda compunha. Estou bastante alheio ao cenário musical brasileiro, nos últimos anos.

  2. A tracklist tá incompleta, estão faltando essas musicas:
    12 Debaixo Da Marquise Do Banco Central 3:00
    13 Navegador De Canções 2:45
    14 Aviso Aos Passageiros 2:25
    15 NYC Subway Poetry Department
    Vocals – Rodrigo Amarante
    2:30
    16 Apocalipsom B (O Começo No Palco Do Fim)
    Vocals – Emicida

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.