domingo, 13 de abril de 2014
Avatar

John Frusciante - Enclosure

0 comentários
Gênero: Eletrônica/Experimental
País: Estados Unidos
Ano: 2014

Comentário: Desde pequeno sou fã dos Red Hot Chili Peppers, e quando John Frusciante deixou a banda, senti, como muitos, uma raiva imatura dele e do guitarrista que veio substitui-lo. Mas o tempo e a raiva passaram, reconheci o talento do novo guitarrista e comecei a ficar ansioso pelos próximos trabalhos do Frusciante.

A primeiro coisa que ele lançou, ao sair da banda, foi o EP “Letur - Lefr”, não vou entrar em detalhes sobre ele, até porque você pode ler uma resenha clicando aqui, mas ele basicamente mostrava que o guitarrista estava em uma onde diferente agora, tomado por musica eletrônica e com sede de explorar algo novo. Depois veio o EP “outsides”, que se mostrou mais firme na sonoridade e menos bagunçado, e então temos o recente “enclosure”, o disco que marca o fim de um ciclo, segundo o próprio Frusciante. E se as batidas dos outros discos pareciam ser sem sentido, desesperadas e apenas um monte de colagem de camadas, “enclosure” vem para mostrar o amadurecimento de Frusciante nessa área, com uma sonoridade coesa e ainda assim experimental.


“Shining Desert” abre o disco de forma sombria, mostrando a voz de John por baixo dos instrumentos que sustentam o clima da musica, ele faz um ótimo uso das guitarras aqui, casando-a com as batidas de samples e a cada minuto que passa é um novo elemento surgindo.

Uma musica que mostra bem a evolução dele na questão do experimentalismo está em “Run”, que possui algumas batidas desesperadas, assim como os outros discos, mas os elementos se mostram bem amarrados e estruturados, o que já mostra um grande avanço que ele fez na manipulação dos sons.

Já “Fanfare” é a musica que, digamos, sai desse clima caótico (e bom) e entra em uma linha dos anos 80, uma musica bem gostosa (argh! Que termo terrível) de ouvir. Poderia facilmente tocar em boates por ai.

E para quem ainda acha que o John só presta na guitarra, temos “Clinch”, um solo de guitarra de seis adoráveis minutos. “Excuses” fecha o disco com sons metálicos e bizarros, seria isso o pressagio de um novo projeto..?

No fim das contas enclosure fecha o ciclo de maneira perfeita, eis aqui um disco de um musico que não se deixa ser limitado, que não se acomoda com rótulos de “rockeiro” ou “guitarrista” e entende que a musica é um campo enorme que todo musico deveria explorar totalmente.

E se o seu preconceito fala mais alto e não te deixa escutar musica eletrônica, faça um favor e deixe o homem trabalhar (sim, é o slogan do Lula lá)!
Tracklist:
1. Shining Desert
2. Sleep
3. Run
4. Stage
5. Fanfare
6. Clinch
7. Zone
8. Crowded
9. Excuses

Download: Mega / 4shared / Bayfiles / Solid / Send

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.