quarta-feira, 23 de abril de 2014
Avatar

The Bulgarian Voices Angelite feat. Huun Huur Tu and Sergei Starostin - Fly, Fly My Sadness

3 comentários

Gênero: Música tradicional tuvana
País: Rússia/ Bulgária
Ano: 1996

Comentário: Aqui no Ignes Elevanium, nós nos esforçamos todos os dias procurando nos confins da Internet e em seus lugares mais sujos por músicas e artistas que sejam superlativamente interessantes, bizarros, undergrounds e de vanguarda. Poucas vezes postamos algo que seja tradicional, lugar-comum ou coisas que se pode achar na seção de música pop da loja da Saraiva.

Pois bem. Esse conceito não serve tão bem quando falamos da música tradicional de certos lugares da Ásia Central...
...já que o TRADICIONAL deles é o nosso AVANT GARDE!!!


Agora, dê uma olhada nas tags desta resenha. Olhe de novo. Sim, cara. Esse bando de músico tradicional faz um belo dum drone (duvida? ouve aí), e um baita dum ambient quando acompanhados das belas vozes do grupo vocal búlgaro Bulgarian Voices Angelite. Não há muitas informações a respeito delas, mas parece que não há membros muito fixos. No final das contas, o estilo das mulheres se mescla com o do Huun Huur Tu, grupo russo/ quase mongol que são ilustres na arte da música tuvana.

Que diabos é música tuvana? Mas ora pois, eu já fiz um post sobre isso aqui. É um estilo tradicional de música do oblast de Tuva, na Sibéria, que utiliza técnicas vocais tão fodas que até o Attila Deus Csihar do Mayhem aprendeu a fazer.

Mas vamos ao álbum. Que faz deste puto tão especial? Já lhes digo. Ele é a mescla de experimentação, improviso (à primeira vista) e repetição, como qualquer bom improviso/ experimentação. É quase como um noise espontâneo, mas que sua vó aguentaria ouvir. Fly, Fly My Sadness abre com uma canção de mesmo nome, que na verdade é uma versão diferente de uma música do Huun Huur Tu chamada Orphan's Lament (que, a propósito, é sua música mais bonita, pra mim). Ela está bastante diferente nesta versão, já que a melodia de seus instrumentos se baseou toda numa nota só, com poucas variações; os vocais masculinos se mantiveram, e foi incluída uma voz feminina do coro búlgaro.

Os caras são russos com cara de japoneses. Quer uma combinação melhor do que
reunir os dois países mais loucos em um grupo só?

Duas músicas se equivalem e se destacam: Legend e Lonely Bird, pelo seu aspecto drone (devido o uso dos vocais graves) que se aglomeram numa forma que me lembra a afinação de uma orquestra antes de uma apresentação. De longe, Lonely Bird é a melhor pedida do álbum.

Wave seduz demais. É totalmente formada pelo coro das mulheres, e dá uns calafrios vez ou outra. É mórbida de tão bonita, e pode te lembrar aquelas OSTs do Silent Hill que você jogava na casa do Arturzinho que morava no fim da rua. Mountain Story, por fim, é um instrumental bem gostosinho de se ouvir que faz parecer que estamos sentados em algum penhasco ouvindo sons ecoando de um vale bem profundo.

Ok, brisei. Mas é esse o efeito esperado.



Tracklist:

1- Fly, Fly My Sadness
2- Legend
3- Wave
4- Lonely Bird
5- Mountain Story

Download: Mediafire

Ouça de fone isso, cara. OUÇA DE FONE ISSO CARA

3 Responses so far.

  1. Muito bom quando pensamo ingenuamente que já ouvimos de tudo,esta é a magia da música," I F N I T A ".

  2. FALTOU UM " S "...desculpa. "PENSAMOS",

  3. Muito bom Nix, fodaço!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.