terça-feira, 27 de maio de 2014
Avatar

Morrissey - Your Arsenal (remaster)

0 comentários

Gênero: Alternative rock
País: Inglaterra
Ano: 1992

Comentário: Morrissey é, talvez, um dos maiores artistas ainda vivos. Ao longo de sua vasta carreira, seja ao lado do The Smiths ou na sua carreira solo, Moz, para os íntimos, soube ministrar de forma ímpar longa carreira.  Controverso como muitos e genial como poucos o cantor britânico é até hoje referência para toda uma geração de amantes da boa música.

Em comemoração as mais de duas décadas anos de lançamento, Your Arsenal, clássico álbum do grande Morrissey, o disco ganha reedição remasterizada em território nacional acompanhado de um DVD contendo uma apresentação realizada em 1992. Apesar do preço exorbitante praticado por aqui (R$ 75,00 em média) a aquisição se faz valer.

Lançado em 1992, Your arsenal é o disco responsável pela guinada sonora que alavancou a carreira do britânico. Para tanto, Moz recrutou os serviços dos guitarristas Alain Whyte e Boz Boorer, ambos oriundos da cena rockabilly londrina. A entrada da dupla trouxe mais segurança e vitalidade se comprado ao tom sôfrego dos discos anteriores (Viva Hate e Kill Uncle). O cartão de visita, “You’re gonna need someone on your side”, já entrega a nova proposta e mostra a influência dos novos membros recém chegados.  “Glamorous glue” com sua batida marcial e guitarras estridentes mantém em voga a boa nova sonora. “We’ll let you know” e “Seasick, yet still docked”, baladas introspectivas de rara beleza, mais a pérola pop “Certain people I know promovem diálogo remetente aos tempos de Johnny Marr. A icônica e jovial “We hate it when our friends become succesful” é um dos maiores acertos deste trabalho e, não à toa, a mesma foi escolhida para ser o 1º single. “You’re the one for me, fatty” segue a mesma linha da canção anterior e é até hoje uma das canções mais executadas em seus shows mundo à fora.

Um capítulo à parte merece a produção exímia de Mick Ronson. Muitas das vezes o trabalho de um produtor não se faz perceber, mas ouvidos mais atentos conseguem extrair e perceber o famoso “dedo” durante a gravação. Em Your Arsenal o momento de grande contemplação deste fato se dá em “I know it’s gonna happen someday”. A faixa poderia ser apenas mais entre tantas, se houvesse a intervenção e orquestração criada pelo ex-guitarrista de David Bowie, resultando numa quase uma co-irmã de “Rock n’ roll suicide”. Tamanha a qualidade alcançada fez com anos mais tarde o próprio camaleão a regravasse em Black tie white noise. Em sua recém lançada autobiografia Morrissey afirma que Ronson salvou não a Your Arsenal como também a ele mesmo.

Se musicalmente Moz promoveu a sua reformulação, a acidez, o sarcasmo e a ironia de outrora permaneceram inerentes ao seu discurso inflamado. “Glamorous glue” é uma ode ao anti-americanismo que futuramente seria melhor difundido em “You are the quarry”, álbum de 2004. A controversa “We’ll let you know” é largamente vinculada aos hooligans, baderneiros presentes em estádios de futebol. “The national front disco” é tida como fascista ao bradar por uma “Inglaterra para ingleses”. De fato, polêmicas a parte Moz sempre seguiu fiel a sua visão de mundo e aqui não foi diferente.

O DVD bônus a esta nova edição traz uma apresentação realizada em 1991 nos EUA, época em que crescia em popularidade por lá. Aos desavisados e iniciados ao cantor podem estranhar tamanha devoção, mas ao vivo Morrissey se transforma. O garoto tímido e cabisbaixo de sua poesia dá lugar a um autêntico frontman, Esbanjando carisma e sensualidade, o britânico faz do fio de seu microfone instrumento de auto tortura, bradando como se fosse um chicote. A platéia, em completa devoção, invade constantemente o palco em busca de um abraço ou de meramente tocá-lo, como se o homem ali postado fosse um ser santo, imaculado um autêntico Deus. Em resposta, ele retribui a calorosa recepção através de inúmeros sorrisos, sem parar a apresentação em momento algum. O repertório deste show é uma mescla dos dois primeiros discos e faixas até então inéditas. Para o fim, fora reservado o hino “Suedehead” causando catarse geral dos presentes.

Por fim, esperasse que a onda das reedições caprichadas de vasta carreira solo de Morrissey (a próxima, inclusive, será a do predecessor Vauxall and I)  cheguem a solo nacional, mas desta vez a preços módicos.

(Site)

Tracklist:

1."You're Gonna Need Someone on Your Side"  
2."Glamorous Glue"  
3."We'll Let You Know"  
4."The National Front Disco"  
5."Certain People I Know"  
6."We Hate It When Our Friends Become Successful"  
7."You're the One for Me, Fatty"  
8."Seasick, Yet Still Docked"  
9."I Know It's Gonna Happen Someday"  
10."Tomorrow"

Download: 4shared



Texto editado e também publicado no Scream & Yell.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.