sexta-feira, 2 de maio de 2014
Avatar

Sol Invictus - In The Rain

0 comentários


Gênero
: Neofolk
País: Inglaterra
Ano: 1995

Comentário: Tony Wakeford nasceu em 1959, na Inglaterra, e começou sua carreira musical no Punk Rock do Crisis, uma banda associada a extrema-esquerda, ao anti-fascismo e afins. Na época, Tony inclusive fazia parte da SWP (Socialist Workers Party - Partido Socialista dos Trabalhadores), um partido inglês (obviamente) de esquerda.

Porém, em 1980 a Crisis tinha seu fim e após um breve período, em 1981, Douglas Pearce, Tony e Patrick Leagas formam o Death In June. Na mesma época, no entanto, Tony Wakeford se tornou parte da British National Front (NF), uma entidade de extrema-direita (só para brancos) representativa até os dias atuais. Essa mudança de visão (e ativismo) política causou sua expulsão do Death In June em 1984 (e uma série infindável de inimizades até hoje dentro da cena do Neofolk, sem contar os inúmeros artigos ligando o Sol Invictus ao Neonazismo que se encontram na internet - que eu vou deixar a cargo do leitor decidir se são coerentes ou não). O fato é que Tony se refere publicamente a sua participação na NF como: "provavelmente a pior decisão da minha vida" e em inúmeras vezes tentou se mostrar como oposto as doutrinas neofascistas, como em 2011, quando sob tentativas de terem seu show cancelado em Londers devido a acusações de neofascismo, declaram absolutamente taxativamente que são contra quaisquer doutrinas semelhantes, inclusive o Anarquismo Nacionalista. Porém vale lembrar que Tony ainda teve uma banda de post-punk na vibe sinistra dos primeiros trabalhos do Death In June chamada Above The Ruins cuja temática lírica muito se aproximava de da extrema-direita, logo após sua saída do grupo de Douglas Pearce.

Finalmente, em 1987, Wakeford forma o Sol Invictus, sua principal banda até hoje e uma das mais importantes formações do Neofolk. Com uma sonoridade muito mais neoclássica e menos marcial que o Death In June, no Sol Invictus Wakeford demonstra um talento indescritível, uma sensibilidade atemporal e uma profundidade ímpar. Ao longo de uma vasta discografia é difícil citar álbuns isolados, porém In The Rain se destaca a meu gosto pessoal e por isso vos posto aqui.

Lançado em 1995 o disco tem um clima soturno e melancólico, com melodias bastante folk, apocalípticas e sentimentalmente pesadas, ainda que os toques neoclássicos dos instrumentos eruditos sempre presentes torne tudo romântico, de certa maneira. O vocal de Wakeford é soturno e belo, e as letras da banda nos levam a cenas distópicas ainda que abstratas, como se sentimentos pudessem ser devastados. Faixas como Down The Years possuem ainda refrões pegajosos e versos cativantes. O uso do violoncelo no disco é mais do que sublime, especialmente por ser um instrumento bastante grave e a sonoridade da banda de maneira geral soar bastante grave. A duração do disco é outro ponto positivo, são 13 faixas em geral mais longas que o normal, porém equilibradas com interlúdios e faixas mais curtas que tornam o disco bastante agradável de se ouvir linearmente - inclusive recomendo fortemente.

Acima de controvérsias políticas, Sol Invictus é uma das mais importantes bandas do estilo, especialmente por sua influência seminal no estilo. In The Rain é um dentre vários incríveis álbuns lançados pela banda e vale a pena ser ouvido por iniciantes no estilo. E apesar de controversa, a figura política de Wakeford é um excelente parâmetro para o que é o Neofolk: um estilo imerso em diversas siglas políticas europeias e um campo minado para quem leva a sério isso na música. Para ouvidos despreocupados, Sol Invictus é uma experiência musical inigualável, já para ouvidos e cérebros interessados, a biografia de Wakeford é um bônus. 


Tracklist:

1 Europa In The Rain I 1:06
2 Stay 4:47
3 Believe Me 3:52
4 Down The Years 4:22
5 In The Rain 4:41
6 Fall Like Rain 6:28
7 Oh What Fun 2:55
8 An English Garden 4:11
9 The World Shrugged 4:12
10 In Days To Come 4:03
11 Europa In The Rain II 3:18


Download:

MEGA

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.