quarta-feira, 13 de agosto de 2014
Avatar

Damon Albarn - Everyday robots

2 comentários

Gênero: Folk / Eletronic / Trip - hop
País: Inglaterra
Ano: 2014

Comentário: Primeiramente, é estranho pensar que somente agora em 2014 Damon Albarn lançaria seu primeiro disco solo. Com carreira musical iniciada na década de 90, a mente pensante (e por muitas vezes brilhante) por trás de inúmeros projetos de sucesso como o Gorillaz, a The good, the bad & the queen somado aos anos de dedicação ao Blur, entre idas e voltas, iniciativas que disputaram a sua atenção e o "privaram" desta aguardada guinada. Porém, a espera valeu à pena.

Produzido primordialmente pelo próprio cantor em parceria com Richard Russel (dono da gravadora XL) Everyday robots é uma das mais belas reflexões ao mundo contemporâneo promovida nos últimos tempos. Promovendo a discussão entre opostos, a tecnologia sonora é utilizada como suporte para que o britânico aborde em tom lúgubre a atual natureza humana.

Utilizando dos mais diferenciados recursos tais como samples, bateria eletrônica, sintetizadores e instrumentos acústicos, o disco vai de encontro a sonoridades calcadas no folk, na eletrônica e o trip-hop. A faixa título, cartão de visita deste trabalho e primeiro single, traz em si todo o conceito promovido pelo álbum ao observar a robotização da vida humana, em tempos onde as redes sociais nos torna mais frios. A incomunicabilidade de relações foscas é o tema da delicada "Hostiles". A belíssima "Lonely press play" é o hino de 2014 para os solitários de plantão. A ensolarada "Mr. Tembo" quebra o gelo em canção sobre a vida de um bebê elefante. O famoso conto de Oscar Wilde, "O gigante egoísta", permeia o mais belo tratado deste ano na faixa de mesmo nome que ainda com a participação de Natasha Khan, do Bat for Lashes. Brian Eno empresta o seu talento a longa e enigmática "You & me". "The photographs", crítica condizente aos "zumbis" que vagueiam mundo afora, sem perceber a beleza que nos cerca. Por fim, em "Heavy seas of love" temos novamente Brian Eno atuando junto ao coral The Leytonstone City Mission em prol de um petardo delicioso, enebriado da atmosfera gospel e com mensagem esperançosa, mesmo que à meia luz, sobre o amor.      

"Esta é a minha gravação mais pessoal", assim afirmou Albarn em entrevista ao NME. E este é o grande trunfo deste trabalho. Em tempos de vazio existencial, onde cada vez mais o distanciamento humano é promovido por aqueles que adotam a tecnologia como forma de vida, e não como suporte para o que realmente importa,  Everyday robots é um sopro de vitalidade direcionado a aqueles que preferem viver, tal como acredito, em harmonia presencial aos seus pares. Sim, nós somos a resistência.      

   [site oficial / i tunes]

Tracklist:

1."Everyday Robots"  
2."Hostiles"  
3."Lonely Press Play"  
4."Mr Tembo" (featuring. The Leytonstone City Mission Choir)
5."Parakeet"  
6."The Selfish Giant" (featuring. Natasha Khan)
7."You and Me" (featuring. Brian Eno)
8."Hollow Ponds"  
9."Seven High"  
10."Photographs (You Are Taking Now)"  
11."The History of a Cheating Heart"  
12."Heavy Seas of Love" (featuring. Brian Eno & The Leytonstone City Mission Choir)

Download4 shared

2 Responses so far.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.