sexta-feira, 22 de maio de 2015
Avatar

Caïna - Setter of Unseen Snares

0 comentários

Gênero: Post-Black Metal
País: Inglaterra
Ano: 2015

Comentário: Caïna é uma one man band formada pelo multi instrumentista  Andrew Curtis-Brignelli. Com 10 anos de carreira e uma vasta quantidade de material lançado, o Caïna possui um sonoridade que inicialmente era exclusiva do Raw Black Metal, mas que se modificou com o passar dos anos e adotou novas características de diferentes influências.

Setter of Unseen Snares é o sexto álbum de estúdio da banda, que tem o costume de apresentar material novo com certa frequência. Em bandas com essa característica, a maior dúvida é se ela é capaz de manter um certo nível de qualidade de um trabalho para o outro e não ficar em uma oscilação contínua. Mas a análise da extensa discografia do Caïna fica para uma próxima oportunidade, por hora irei me contentar em falar sobre o bom Setter of Unseen Snares.

Assim que dou play na primeira faixa do álbum, me deparo com uma grande surpresa, a banda teve a ótima ideia de inserir um sample do detetive Rust Cohle, personagem de True Detective (recomendo a série caso ainda não conheça). Citarei o comentário na íntegra para que a ideia contida nele seja interpretada perfeitamente:

"Acho que a consciência humana foi um erro trágico na evolução. Nos tornamos muito autoconscientes. A natureza criou um aspecto seu separado de si. Não deveríamos existir pela lei natural. Somos coisas que operam sob a ilusão de ter um eu-próprio , essa acreção de experiência sensorial, e fomos programados para pensar que somos alguém quando, na verdade, todos são ninguém. A coisa mais honrável para nossa espécie é negar nossa programação. Parar de se reproduzir. Caminhar de mãos dadas até a extinção, uma última meia-noite, irmãos e irmãs deixando tudo para trás."

A ideia do fim da raça humana expressa no comentário de Rust, se encaixa no conceito adotado pelo Caïna, que construiu um álbum conceitual contando os últimos dias da humanidade antes de sua extinção. A diferença entre as ideias, é que a ideia da extinção da humanidade no álbum do Caïna, ocorre através da colisão de um meteoro com a terra. De qualquer forma, adorei a banda ter utilizado esse sample, interessante no mínimo.

A história triste e apocalíptica, ganha vida com o instrumental sombrio feito pelo Caïna. A banda não mediu esforços para criar um clima propício à situação apresentada no álbum. Os vocais expressam uma profunda agonia e desespero, trazendo uma variação entre vocal harsh e limpo. ambos eficientes e sob medida. O instrumental não segue um ritmo padrão ao decorrer das faixas, as alternações ocorrem de maneira bem encaixada, trazendo passagens mais rápidas e pesadas totalmente sufocantes, e passagens mais cadenciadas, introspectivas e soturnas. 

O álbum contém 5 faixas e pouco mais de 32 minutos de duração, o que é a minha única reclamação em relação à ele. O destaque do álbum é a faixa Orphan, um petardo de 15 minutos em que o Caïna utiliza um vasto repertório, passando de momentos turbulentos para outros de pura melancolia.

Setter of  Unseen Snares foi lançado em 20 de Janeiro, pela Broken Limbs Recordings e é uma das gratas surpresas que tive em 2015 até o momento. O álbum tem um produção agradável e possui um instrumental pesado e sombrio, capaz de criar uma atmosfera bem envolvente ao decorrer das 5 faixas.




Tracklist:

01. Introduction
02. I Am the Flail of the Lord
03. Setter of Unseen Snares
04. Vowbound
05. Applicant/Supplicant
06. Orphan

Ouça em: Bandcamp


Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.